Programa estadual Bolsa-Trabalho, que conta com apoio da Prefeitura de São Paulo, tem inscrições prorrogadas

Cadastro pode ser feito até 3 de setembro pelo portal do Governo do Estado. Cate também auxilia no cadastramento de cidadãos sem acesso à tecnologia

O Governo do Estado de São Paulo prorrogpou até 3 de setembro as inscrições para o programa Bolsa Trabalho. A Prefeitura de São Paulo, que aderiu à iniciativa e contará com 1.000 vagas na cidade para trabalho e qualificação profissional auxiliará, por meio do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, à população em situação de vulnerabilidade social que não tiverem acesso à tecnologia para formalizar a inscrição. Demais interessados podem realizar o cadastro no Portal Bolsa do Povo, pelo site www.bolsadopovo.sp.gov.br.

“A prorrogação no período de inscrições permite que um maior número de pessoas tenha a oportunidade de encontrar uma nova forma de geração de renda.”, declarou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “A parceria entre as esferas do governo surgiu para acelerar a retomada econômica e minimizar os efeitos da crise que vêm afetando a população em situação de vulnerabilidade”, concluiu.

Os munícipes que não possuem acesso à tecnologia e internet podem buscar auxílio nas unidades do Cate. As equipes estarão dispostas a realizar o cadastramento dos cidadãos mediante apresentação dos documentos necessários: RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de residência.

Para participar o cidadão deve estar desempregado, sem receber seguro-desemprego ou qualquer outro programa assistencial equivalente; ter idade a partir dos 18 anos e residir na capital paulista há pelo menos dois anos. O programa pode ser acessado por apenas um beneficiário por família, sendo necessária a comprovação de renda per capita familiar de até meio salário mínimo. Os cidadãos inscritos são selecionados conforme parâmetros do questionário socioeconômico, com priorizações de mulheres arrimo de família, maiores encargos familiares, tempo de desemprego e maior idade.

As atividades desenvolvidas pelos participantes do Bolsa-Trabalho nos equipamentos públicos tem duração de quatro horas diárias, cinco vezes por semana. A permanência máxima no programa é de até cinco meses e a bolsa oferecida é de R$ 535. A convocação dos selecionados é feita por meio de publicação no Diário Oficial.

Sobre o Bolsa-Trabalho

Com a promulgação da Lei nº 17.372, de 26 de maio de 2021, o Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego passou a integrar o programa Bolsa do Povo denominado Bolsa Trabalho, que concentra a gestão dos benefícios, ações e projetos, com ou sem transferência de renda, instituídos para atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social no estado de SP.
Serviço
Inscrições para o Programa Bolsa Trabalho
Até 03 de setembro
Portal: www.bolsadopovo.sp.gov.br

Documentos necessários

• RG
• CPF
• Carteira de Trabalho
• Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)

Unidades do Cate

Horário: 8h às 17h, de segunda a sexta-feira

Região Central

Av. Rio Branco, 252 – Centro

Região Leste

Av. Do Oratório, 172 - Vila Prudente
Rua Augusto Carlos Bauman, 851 – Itaquera
Rua Hipólito de Camargo, 479 – Guaianases
Rua Milagre dos Peixes, 357 - Cidade Tiradentes
Av. Marechal Tito, 3.012 - Itaim Paulista
Av. Sapopemba, 9.064 – Sapopemba

Região Sul

Praça Floriano Peixoto, 54 - Santo Amaro
Av. Interlagos, 6.122 – Interlagos
Av. Yervant Kissajikian, 416 - Cidade Ademar
Av. Sadamu Inoue, 5.252 – Parelheiros
Região Oeste
Rua Guaicurus, 1.000 – Lapa

Região Norte

Rua Luis Stamatis, 300 – Jaçanã
Rua Ylídio Figueiredo, 349 – Perus
Rua Dr. Felipe Pinel, 12 – Pirituba
Av. João Marcelino Branco, 95 - Brasilândia

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais