Programa Redenção da Prefeitura de São Paulo já empregou mais de 20 beneficiários

Processos seletivos são voltados aos participantes que estão em fase final de permanência na iniciativa e em condições de integrar o mercado de trabalho

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo iniciou em agosto deste ano processos seletivos voltados exclusivamente aos beneficiários do Programa Operação Trabalho – POT Redenção. A ação, que é voltada aos participantes que já completaram dois anos no programa e estão preparados para a inserção no mercado de trabalho, já recolocou mais de 20 pessoas em pouco mais de um mês de seleções. O programa é uma ação intersecretarial da administração municipal voltada a dependentes de álcool e drogas.

“Durante os dois anos de permanência no programa, os beneficiários passam por um processo de ressocialização e atividades de formação que permitem aumentar as alternativas de reinserção no mercado de trabalho. Nesse período também é promovida atividades que incentivem o empreendedorismo e a criação de laços familiares para apoio nesse processo de recomeço”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.



Os atendimentos aos candidatos acontecem na unidade central do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, e as etapas sequenciais do processo seletivo são concentradas também no mesmo local. Já foram atendidos por volta de 40 beneficiários, com 50% de aprovação.

Felipe Aparecido Santana de Lima, candidato no processo seletivo contou sobre o impacto do projeto no processo de sua recuperação da dependência química. “É uma oportunidade muito boa. Só de pensar que hoje eu tenho uma família e estou tendo o meu trabalho é ótimo. Alguns anos atrás eu era morador de rua e dependente químico. É uma gratidão, agradeço muito ao POT Redenção por ter me ajudado”.



“Admitimos quatro pessoas que acreditamos ter potencial para desenvolver bem as atividades. Acima de tudo, queremos que elas resgatem suas vidas, trilhando por outros caminhos. Para nós essa ação foi uma grata surpresa, pois com a ajuda do Cate, nosso processo contou com o suporte para encontrar o perfil adequado para nosso ramo, com candidatos que já trazem uma bagagem de capacitação ao longo da permanência deles no projeto”, afirma Luís Antonio Lucas, coordenador de recursos humanos da Era Técnica Engenharia, uma das empresas que disponibilizou vagas a beneficiários do Programa Redenção.

 

POT Redenção

O POT Redenção integra o Programa Redenção, voltado para dependentes de álcool e drogas, que tem atuação multidisciplinar para a recuperação dos beneficiários. Atualmente, o POT conta com 438 participantes, que atuam em atividades teóricas e práticas de capacitação profissional na região da Luz, conhecida como Cracolândia, e em outros pontos da cidade como Freguesia do Ó/Brasilândia, Heliópolis, Penha e Ermelino Matarazzo.

Os beneficiários contam com bolsa auxílio de R$ 769,95 para desemprenharem atividades com quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais. O processo de seleção para o POT Redenção ocorre com apoio do NAC - Núcleo de Acompanhamento de Casos das unidades do SIAT - Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica, em seguida com o suporte dos CAPS - Centros de Atenção Psicossociais – Álcool e Drogas, da Secretaria Municipal da Saúde, e pelos equipamentos estaduais Cratod - Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas e Moradia Monitorada, que fazem a análise das condições do cidadão para ser inserido em atividades no âmbito do trabalho.

 

Siga a SMDET nas redes sociais