Prefeitura de São Paulo promove Semana do Turismo com ações de valorização e promoção do setor

Encontros e lives integram a programação que aponta o setor como estratégico para a retomada econômica

Em comemoração ao Dia do Turismo (27/09), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) preparou uma semana com ações de valorização e diálogo sobre o turismo e suas várias facetas.

Durante a Semana do Turismo, estão sendo realizadas reuniões, encontros e lives que trazem um panorama deste setor que representa mais de 5% do PIB nacional. “O turismo é um forte aliado para a retomada econômica pós-pandemia. Queremos articular propostas com parceiros que estejam interessados em impulsionar o setor com ações concretas como incentivo aos viajantes para permanecer mais um dia na cidade e aproveitar a oferta de cultura, gastronomia e ecoturismo, que são nossos pontos fortes”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Este olhar estratégico para unir esforços é um pedido do prefeito Ricardo Nunes, que entende que podemos avançar nesta agenda e colocar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico”, finaliza.

Na segunda-feira (27), a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, esteve com Antonia Leite Barbosa, subsecretaria de Eventos da Prefeitura do Rio de Janeiro, Roberta Werner, diretora Executiva do Rio Convention&Visitors Bureau e Sérgio Ricardo de Almeida, Presidente da TursRio, para falar sobre ações e propostas para impulsionar o turismo entre as duas cidades, tendo como foco a retomada econômica pós-pandemia.

Na terça-feira, dia 28, aconteceu lançamento do Plano de Desenvolvimento Turístico do Polo Cantareira, documento fruto de uma ampla pesquisa de campo, que aponta diretrizes para promoção do turismo na região que abriga uma das maiores florestas urbanas do mundo. No perímetro do Polo, estão inseridos dois parques estaduais: Cantareira e Alberto Löfgren, o Horto Florestal, que possuem mata atlântica nativa, além de área de manancial, que produz água para o abastecimento da região metropolitana de São Paulo.

Na quinta-feira (30), às 16h, a live “Turismo Gastronômico em São Paulo”, reúne representantes de diversas vertentes deste setor que é a cada da cidade: desde restaurante que recebeu estrela do guia Michelin, um dos mais prestigiados mundialmente até comerciantes de comida de rua, a ideia é discutir a abrangência de sabores que o turista pode provar na cidade. Participam deste encontro virtual, com mediação de Guta Chaves, coordenadora do Observatório da Gastronomia da Prefeitura de São Paulo, Marcelo Fernandes, proprietário do estrelado Kinoshita ; Douglas Guilherme, presidente da ACOR (Associação dos Comerciantes de A&B de Rua do Estado de SP); Melanito Kigaly, chef do restaurante Biyou’z e Isaac Azar, empresário e dono do restaurante Paris 6.

Na sexta-feira (1º de outubro), às 10h, a live “Tendências do turismo em São Paulo pós-pandemia” discute os formatos de produtos turísticos mais procurados pelos viajantes e cidadãos que exploram a própria cidade. O turismo doméstico, que consiste nas viagens dentro do próprio país ou distâncias menores dentro do próprio Estado, se estabelece como uma tendência imediata, juntamente com o ecoturismo, que é uma forma de aproveitar as áreas ao ar livre. Para falar sobre o tema, participam Mariana Aldrigui - presidente do Conselho de Turismo da Fecomercio, membro do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR e professora da USP e Monica Samia – diretora executiva da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).

Acompanhe as transmissões ao vivo pelo canal do Facebook! 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais