Ação Migrafro: região da Sé recebe serviços de inclusão da Prefeitura de SP

Serviços como cadastro para vagas de emprego, suporte para empreendedorismo e distribuição de máscaras serão disponibilizados na região da Sé

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, oferecerá suporte atendimentos sobre o mercado de trabalho e empreendedroismo, tendo em vista a concentração de migrantes e refugiados que residem na região da Sé. A Ação Migrafro, que é uma proposta da Comissão Especial de Apoio ao Afroeempreendedor e GT Migra, trabalho intersecretarial para discutir as políticas públicas para imigrantes da Prefeitura de SP, ocorrerá entre os dias 19 e 21 de outubro, das 09h às 16h, na Escola Municipal Duque de Caxias, localizada na Sé.

“A Capital não é só um polo de emprego, é também um local de refúgio e inclusão. É por isso que mais de 360 mil imigrantes vivem aqui. Durante o Migrafro nossa equipe por meio do Cate e da Ade Sampa, darão suporte para essa comunidade, com orientações para quem busca um emprego ou empreende. Juntos conseguiremos realizar uma grande retomada econômica”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

O público que passar pelo local será atendido pela equipe do Cate, que estará presente para sanar dúvidas sobre processo seletivo, comportamento em entrevistas, elaboração de currículo, carteira de trabalho digital. Além disso, serão divulgados os cursos gratuitos do Portal do Cate, na modalidade à distância, que oferecem qualificação em diversas áreas com certificação. Ademais, haverá distribuição de máscaras, durante os três dias de ação. Os equipamentos distribuidos foram produzidos pelas costureiras do Costurando pela Vida, programa de apoio e geração de renda.

Os analistas da Ade Sampa também estão confirmados na iniciativa. Dentre os serviços que serão oferecidos estão: encaminhamento para o Teia; incrições nos programas, como Fábrica de Negócios, Vai Tec e Ligue os Pontos, cursos e eventos; acesso ao microcrédito, em parceria com o Banco do Povo; encaminhamento para o Coi – Ciclo de Orientação Individual; orientações sobre DASN - Declaração Anual do Simples Nacional, Simei - sistema de recolhimento em valores fixos mensais dos tributos abrangidos pelo Simples Nacional, e parcelamento Das - Documento de Arrecadação do Simples Nacional ; consulta CCM - Cadastro de Contribuintes Mobiliários, CCMei - Certificado da Condição do Microempreendedor Individual. Além disso, a equipe também realizará inscrição de artesãos interessados no programa Mãos e Mentes Paulistanas.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio do CRAI – Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes, participará da programação, realizando regularização migratória, documentação brasileira, abertura de conta bancária; suporte sobre direitos e articulação com equipamentos da rede pública de atendimento; serviços públicos como saúde, educação e assistência social; e vagas de acolhimento acessa a direitos e políticas e benefícios sociais. Também haverá orientação jurídica, gratuita, coleta e encaminhamento de denúncias de violações de direitos com apoio das Defensorias Públicas.

Moradores da região ainda contarão com atendimentos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio da CGB – Coordenadoria de Gestão de Benefícios, e do GSuas – Gestão do Sistema Único de Assistência Social, sobre a iserção ao CadÚnico, e orientações sobre: Rede Cidadã; Ação Jovem; Bolsa Família; Renda Mínima; Auxílio Emergencial e Renda Básica Emergencial.

A Secretaria Municipal da Saúde, ainda oferecerá duas palestras, por meio da UBS Sé. A primeira delas, tratará sobre “Outubro Verde”, em especial as “Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s”. Já as 14h, o tema abordado será o “Outubro Rosa”, para tratar da saúde da mulher. Durante este mesmo período os profissionais estarão avaliando as cadernetas de vacinação, e ,encaminhando as pessoas que estiverem com alguma vacina atrasada aos postos de vacinação. Ambas ocorrem nos três dias de programação, e nos respectivos horários.

Os profissionais do CTA Henfil - Centro de Testagem e Aconselhamento em DST’s/Aids Henfil – também estarão presentes na ação, informando os participantes sobre prevenção combinada, e, fornecendo material informativo sobre Prep - Profilaxia Pré Exposição e Pep – Profilaxia Pós Exposição.


Serviço
Ação Migrafro

Horário: 09h às 16h
Data: 19 a 21 de outubro
Local: Escola Duque de Caxias
Endereço: Praça Dr. Mário Margarido, 35 – Sé

Palestra Outubro Verde
Horário: 10h
Tema: Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s

Palestra Outubro Rosa
Horário: 14h
Tema: Saúde de Mulher

 

Por Giovanna Mencaster

 

Siga a SMDET nas redes sociais