Fundação Paulistana retoma versão presencial das oficinas gratuitas Elabora

Projeto que ensina aos participantes técnicas de comunicação e marketing pessoal, dá dicas de como estabelecer conexões profissionais, elaborar um currículo e ter maior sucesso nos processos seletivos, volta a ter edições em espaços parceiros pela cidade de São Paulo

No período de pandemia, as oficinas do projeto Elabora foram remodeladas para o formato on-line, veiculadas tanto no Portal do Cate, quanto nas redes sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e também da Fundação Paulistana da Prefeitura de São Paulo. A mudança levou as oficinas para cerca de 10 mil pessoas, após um ano e sete meses nesse formato.

Mas quando se trata da transmissão de softskills (desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais conhecimentos socioemocionais) e da preparação para participação em processos seletivos, o contato pessoal é fundamental, por isso, as oficinas Elabora, agora, voltam ao formato presencial.

“Tem muitas pessoas que não sabem do seu potencial e acabam perdendo oportunidades no mercado de trabalho, que cada vez mais exige um bom marketing pessoal, saber “vender o peixe”. A Prefeitura de São Paulo, preocupada com essa situação e pensando nas tendências do mercado, criou há dois anos o projeto Elabora, que já beneficiou milhares de paulistanos e paulistanas. Agora, com a retomada econômica, o Elabora Itinerante será fundamental para a geração de empregos”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

"O Elabora, sem dúvidas, é um dos grandes projetos da Fundação Paulistana. Mais de 10 mil munícipes já foram beneficiados e esse número vem crescendo, principalmente devido às transformações da economia que têm acirrado as disputas por vagas no mercado de trabalho, impondo novos desafios aos profissionais. Levar conhecimento às pessoas que mais precisam é reduzir as distâncias sociais", diz a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel. "Ao fazer os nossos cursos, os munícipes saem preparados para as entrevistas e orientados sobre o mercado de trabalho. A Prefeitura entende a importância de se pensar no futuro do trabalho e nos trabalhos do futuro", afirma a diretora.

Rede de Parceiros

As oficinas acontecem em locais parceiros e nos TEIA, que são espaços de coworking da Prefeitura. Cada local tem o seu próprio link de inscrição. A lista abaixo segue ordem de data e com indicação da região da cidade.

Data: 08/11

Horário: 9h às 12h

Local: Teia Taipas

Endereço: Rua Diógenes Dourado , 101

Região: Zona Norte

Inscrição: www.bit.ly/elaborateiataipas

Data: 10/11

Horário: 9h às 12h

Local: Teia Parelheiros

Endereço: Estrada do Colônia, 2.500

Região: Zona Sul

Inscrição: www.bit.ly/oficinaelaborateiaparelheiros

Data: 18/11

Horário: 14h às 17h

Local: Teia Cachoeirinha

Endereço: Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641 (Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso)

Região: Zona Norte

Inscrição: www.bit.ly/elaboracachoeirinha

Data: 19/11

Horário: 9h às 12h

Local: CEC – Centro de Empreendedorismo e Capacitação - Escola de Turismo e Gastronomia

Endereço: Av. Senador Teotônio Vilela, 8.000

Região: Zona Sul

Inscrição: https://bit.ly/elaboracecparelheiros

Telefone: (11) 9 7649-1622

Data: 25/11

Horário: 9h às 12h

Local: Teia Vila Curuçá

Endereço: Av. Marechal Tito, 3.459 (dentro do Ceu Irene Ramalho)

Região: Zona Leste

Inscrição: https://bit.ly/elaborateiacuruca

 

Sobre a Fundação Paulistana
A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela gestão da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o município. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos ao longo de seus 17 de existência.

Atualmente, a Fundação oferece cursos de Análises Clínicas, Gestão em Saúde, Farmácia, Cuidador de Idosos, Hemoterapia e Saúde Bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.

 

Siga a SMDET nas redes sociais