Culinária oriental é debatida por comissão da Câmara Municipal de São Paulo

Observatório da Gastronomia, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, participou da reunião a convite do presidente da Comissão, o vereador Rodrigo Goulart

Na última terça-feira (23), aconteceu, em formato híbrido, um encontro convocado pela Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia da Câmara Municipal de São Paulo. O objetivo foi discutir a importância da culinária oriental para a gastronomia da cidade de São Paulo.

Foram convidados os principais representantes do segmento do turismo, do lazer, da gastronomia e dos eventos da Cidade de São Paulo para esta reunião, presidida pelo vereador Rodrigo Goulart. Entre os participantes estavam representantes da Abrasel, ANR, ABGJ, ABIHSP e Observatório da Gastronomia, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. Os vereadores Sandra Santana e Sansão Pereira também participaram.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, a gastronomia paulistana reflete a diversidade da cidade. “São Paulo é uma cidade que concentra o que há de melhor na gastronomia mundial, sendo este um ponto importante de atração de turistas, que visitam a cidade em busca de experiências únicas. A culinária oriental tornou-se uma das caras desta diversidade, com ótimas opções em todas as regiões da cidade”, afirma.

Marcelo Shiraishi, presidente da ABGJ (Associação Brasileira da Gastronomia Japonesa), explicou que o segmento do ponto de vista econômico é bastante representativo, sendo mais de 600 restaurantes em São Paulo. “Representamos perante o setor de pescados como grandes consumidores, geramos inúmeros empregos, além de pertencermos a um dos segmentos que mais tem restaurantes na cidade”.

Criada recentemente, a ABGJ se concentra em quatro missões principais: reunir os restaurantes e organizar fóruns,  aproximar-se das associações da categoria e da cadeia produtiva, o que inclui os fornecedores e estreitar relações com o Japão. 

Diretor da ABRASEL-SP (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Luizinho Hirata pontuou durante a reunião que a gastronomia japonesa tem muito a contribuir para todo o país. “A gente tem um estilo de trabalho diferente das outras culturas. Somos formadores de mão de obra, mas diferentemente dos meios convencionais, já que trabalhamos com valores ancestrais”.

O presidente da Comissão de Turismo, vereador Rodrigo Goulart, destacou a dimensão do setor ao falar sobre a importância da relação entre a ABJH e outras entidades. “Nossa missão passa por tentar expor à sociedade paulistana todo este trabalho de aproximação entre as duas culturas gastronômicas. Queremos fazer mais parcerias e divulgar através da Comissão”.

Para assistir a íntegra da reunião, acesse o site. 

 

Siga a SMDET nas redes sociais