Startups aceleradas pela Prefeitura de São Paulo se destacam pela inovação em diversos segmentos

Impacto social têm sido foco de empresas no setor tecnológico

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, incentiva diversos tipos de negócios que apresentam soluções inovadoras de impacto social em mercados como alimentação, empregabilidade, entre outros.

O processo, chamado de aceleração, tem chamado a atenção pelo bom desempenho e uma onda crescente de investimentos. A expectativa é que esse aumento persista no inicío de 2022, por ser o periodo de inicío das edições do Vai Tec, programa coordenado pela Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento.

“Criamos programas para nos ajudarem a encontrar talentos em diversas regiões da capital. Investir em iniciativas como essa, e negócios em estágio inicial têm sido de extrema importância para a retomada do emprego na capital. E lógico que essa soma está impactando nossa comunidade para um desenvolvimento tecnológico e econômico ”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

 

Conheça alguns dos programas que fizeram sucesso nas últimas semanas:

A {Parças} é uma startup acelerada pela Prefeitura de São Paulo, na 4ª edição do Vai Tec, e na última quinta-feira (02), recebeu o Prêmio Empreendedor Social 2021, da Folha de São Paulo. A empresa foi fundada em 2018 pelo casal Alan Almeida e Carla Cristina, com intuito de desenvolver oportunidades iguais à jovens da Fundação Casa.

A iniciativa contribui com a inclusão e empregabilidade do público em situação de vulnerabilidade social, econômica e afro brasileira, por meio da qualificação em tecnologia da informação, que é um mercado vasto mas pouco acessível à essa comunidade.

Outro negócio que tem se destacado é a InQuímica, fundada por Taynara Alves. A empresária criou um produto capaz de tirar agrotóxicos de alimentos como vegetais e frutas. O diferencial do seu produto, chamado de Puro e Bom, é permitir uma limpeza profunda dos alimentos, conseguindo remover até 85% dos metais pesados e substâncias químicas de agrotóxicos.

Assim como a {Parças}, a startup está passando pelo processo de aceleração do Vai Tec. O programa tem colaborado com o desenvolvimento de seu produto, por meio de mentorias, e suporte com especialistas em empreendedorismo. “A experiência com o VaiTec foi ótima. Tive um aprendizado muito grande, que apliquei não apenas na Startup, mas em minha postura de empreendedora”, pontua Taynara Alves.

 

Sobre o Vai Tec
O Vai Tec é uma iniciativa municipal gerida pela Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento – que visa o incentivo e apoio financeiro ao desenvolvimento de pequenas empresas inovadoras, idealizadas por jovens de baixa renda das periferias, que utilizem tecnologia como base para seu negócio.

Atualmente o programa está operando sua sexta edição, de forma 100% on-line devido a pandemia Covid-19. Foram selecionados 24 empreendimentos, para participarem de um intensivo processo de aceleração de oito meses, que contém oficinas, mentorias, acompanhamento, capacitação em gestão, networking e o apoio financeiro de R$ 35.700,00 para cada negócio.

 

Por Giovanna Mencaster

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais