Prefeitura de São Paulo faz ação pela campanha #heforshe em combate à violência doméstica e familiar

O movimento mundial busca o engajamento de homens na defesa dos direitos das mulheres

 



No dia 9 de dezembro a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo, promoveu um debate com os homens sobre a igualdade de gênero e os direitos das mulheres. A reunião teve como base principal o movimento #HeForShe #ElesporElas, uma campanha de solidariedade iniciada pela ONU em 2014 que defende os direitos das mulheres.

“Ao longo deste mês de novembro, a Secretaria promoveu diversas ações pelos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Nesta ocasião, reunimos os profissionais da secretaria para este momento de reflexão sobre o crescente número de mulheres em situação de violência doméstica e familiar e o quanto os homens são essenciais no engajamento contra esse cenário”, ressalta o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo, Armando Júnior.

O evento faz parte dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, que teve início no dia 20 de novembro, já que no Brasil engloba as datas do Dia da Consciência Negra e pelo Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres. A campanha será encerra nesta sexta, 10 de dezembro.

“Tudo a gente categoriza, trabalho de mulher ou trabalho de homem, brinquedo de menina e brinquedo de menino, e tudo isso é socialmente construído. Estamos aqui hoje justamente para propor essa reflexão e conseguir desconstruir algumas coisas com um olhar novo com a finalidade de mudar o que vivenciamos” explicou Aline Lis, coordenadora do programa Tem Saída da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Durante esses dias também foram realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico uma live com a empresária Luiza Trajano e a secretária Aline Cardoso, que debateram sobre o fim da violência contra as mulheres. Também foi promovido o Contrata SP – Tem Saída, evento de empregabilidade, a fim de auxiliar mulheres em situação de violência doméstica e familiar a conquistar uma vaga de emprego.

Tem Saída

O programa Tem Saída foi lançado em 2018 e é uma política pública voltada à autonomia financeira e empregabilidade da mulher vítima de violência doméstica e familiar. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, OAB-SP, ONU Mulheres e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

A vítima em situação de violência doméstica e familiar poderá ser integrada ao Programa Tem Saída a partir do atendimento realizado pelo Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário e rede municipal de apoio à mulher. Passando pelo atendimento, ela é encaminhada ao Cate. O processo destinado a esse público é diferenciado com apoio de equipe técnica e recursos humanos das empresas parceiras.

Por: Regiane Lins

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais