Cerca de 90 jovens se formam pelo programa Bolsa Trabalho da Prefeitura de São Paulo

O evento marcou a trajetória de seis meses dos alunos que passaram por qualificação focada em inovação tecnológica e inserção no mundo do trabalho.

A Prefeitura de São Paulo realizou nesta quarta-feira, 15 de dezembro, a formatura da segunda turma do ano do programa Bolsa Trabalho - Juventude, Trabalho e Fabricação Digital - Fab Lab. A iniciativa ocorre em parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, de Direitos Humanos e Cidadania e de Inovação e Tecnologia. Passaram pela formação este ano mais de 200 beneficiários, com idade entre 16 a 20 anos, pertencentes a famílias em vulnerabilidade social, que contaram com bolsa auxílio de R$ 569,25.  

 

"Hoje as pessoas não estão só procurando o trabalho formal, pois existem várias formas de geração de renda. A Prefeitura incentiva o empreendedorismo e se você tem alguma ideia na cabeça e não possui dinheiro para começar, muitas vezes você pode iniciar um negócio utilizando o seu talento por meio de recursos disponibilizados pela área pública. Temos muitos canais de formação como na gastronomia, na internet, desenho, entre outros, que podem ajudar nesses primeiros passos, após a conclusão desta formação”, salienta o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo Armando Junior.  

  

Aproximadamente 13 alunos representaram os demais durante a cerimônia, no Fab Lab CEU Heliópolis, em decorrência da pandemia.  Apresentado por Ramirez Lopes, coordenador da Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o evento também contou com a presença de Humberto Silva, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia e Roberto Rocha, gestor do CEU Heliópolis. 

  

“O Bolsa Trabalho oferece aos jovens-potência a oportunidade de capacitação técnica para o mercado 4.0, que podem ajudá-los no seu processo de inserção produtiva”, afirmou Ramirez Lopes. “Além desta importante capacitação, o programa tem um enfoque muito forte no processo de fomento a cidadania e reconhecimento dos direitos das juventudes por parte de seus participantes, facilitando assim seus processos de emancipação”, concluiu. 

  

O programa busca formar jovens na área de fabricação digital e inseri-los no mundo do trabalho, cidadania ativa, formação técnica e vivência nos Laboratórios Públicos de Fabricação Digital – Fab Lab Livre e contou com seis meses de bolsa, realizados na segunda, terça e quarta-feira. 

  

“Este é um rito de passagem, que simboliza toda a garra, determinação e emprenho que vocês tiverem durante este período”, falou Roberto Rocha aos jovens. “É possível ver nos olhos de cada um de vocês a alegria dessa conquista, que com certeza necessitou de muito empenho e determinação”, disse. 

  

Outra ação do Bolsa Trabalho 

Além da ação FAB LAB, o programa Bolsa Trabalho conta com o projeto Luz, Câmera e Ação Social - Audiovisual oferecendo formação integral a jovens de baixa renda em audiovisual visando à empregabilidade na área por meio do desenvolvimento de competência cognitiva, produtivas, pessoais e sociais. Também está em andamento p Bolsa Jovem com cinco mil vagas para qualificação profissional na área de administração de empresas por meio do Portal Cate. 

 

Por Ana Pacheco

 

Siga a SMDET nas redes sociais