16º coworking público da Prefeitura é instalado na zona sul da cidade

Instalado dentro do Cate Interlagos, o Teia chega para promover e impulsionar os empreendimentos da região



Nesta segunda-feira, 13 de dezembro, a cidade de São Paulo ganhou seu 16º coworking público. Desta vez, o espaço foi instalado na região sul da cidade, no bairro de Interlagos. Localizado dentro da unidade Interlagos do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, o Teia oferece aos empreendedores um espaço amplo de trabalho com toda a infraestrutura de um coworking privado. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, por meio da Ade Sampa.


"O Teia oferece aos empreendedores das regiões mais vulneráveis um espaço de trabalho para que eles possam gerir os seus negócios com o diferencial de uma programação repleta de ações de qualificação e orientação para gestão de negócios. Além disso, no ambiente, os donos de pequenos negócios encontram também a possibilidade de expandir sua rede de contatos, criando parcerias que podem impulsionar ainda mais seus empreendimentos", declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.


O Teia Interlagos é composto por dois ambientes, sendo um espaço amplo e multiuso, para coworking e eventos, e uma sala de reunião com capacidade para seis pessoas. O coworking comporta até 18 pessoas trabalhando simultaneamente e ambiente de eventos com capacidade para até 30 pessoas. Além disso, existem seis computadores fixos para utilização e mesas adaptáveis para notebook.

"O Teia reativa espaços públicos, dando a eles um novo significado de uso. Oferecer um espaço de trabalho para os donos de pequenos negócios neste momento de pandemia é fundamental para alavancar empreendimentos inovadores e promover a retomada econômica da cidade", declara o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

A Zona sul da Capital conta com outras cinco unidades do Teia, localizadas nas regiões de Heliópolis, Jardim Edite, Capela do Socorro, Parelheiros e Santo Amaro, sendo os dois últimos focados em negócios de agricultores e mulheres, respectivamente.

Teia

O Teia é uma rede de coworking públicos, instalados em equipamentos da Prefeitura de São Paulo, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de negócios e a criação de redes de empreendedores locais. Os espaços compartilhados de trabalho oferecem toda a infraestrutura necessária para que os empreendedores possam gerar renda e fortalecer seus negócios.

O Teia já conta com unidades instaladas nos bairros de Taipas, Cidade Tiradentes, Butantã, Jardim Edite, Parelheiros, Santo Amaro, Heliópolis, Itaquera, Jaçanã, Pinheiros, Centro, Cachoeirinha, Perus e Vila Curuçá. Em decorrência da pandemia do coronavírus, os espaços estão retomando suas atividades gradualmente para que todos os empreendedores possam se beneficiar dos serviços oferecidos. Para utilizar o Teia é necessário realizar o agendamento pelo link.


Elabora


No Espaço Teia, além dos eventos e trabalhos colaborativos, a SMDET promove edições do Elabora para os frequentadores. O Elabora é uma oficina gratuita que auxilia os trabalhadores no desenvolvimento de softskills (habilidades e competências comportamentais conhecimentos socioemocionais) e que prepara para participação em processos seletivos. As datas das oficinas ficam sempre neste link.

Cate

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo possui 25 unidades na Capital atendendo aos trabalhadores na recolocação profissional, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Até outubro deste ano foram realizados mais de 300 mil atendimentos entre encaminhamentos para vagas de emprego, habilitação de seguro-desemprego, formalização para o MEI - Microempreendedor Individual, entre outros.

Para participar de processos seletivos basta consultar as vagas disponibilizadas no Portal Cate e se inscrever. Os selecionadores irão cruzar o perfil profissional do candidato com as vagas abertas pelas empresas e agendar as demais etapas do processo seletivo nas unidades.

Serviços como habilitação do seguro-desemprego ou formalização do MEI são agendados pela Central SP 156 ou nesta plataforma.

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais