Prefeitura inaugura unidade do Descomplica SP na Vila Maria

Nona unidade do programa oferece mais de 250 serviços, como Bilhete Único para Idoso e Pessoa com Deficiência, Senha Web e cadastro para benefícios sociais, além de auxiliar em solicitações on-line

 


Equipe de atendimento do Cate no Descomplica SP - Vila Maria com o prefeito Ricardo Nunes e secretários Aline Cardoso e Juan Quirós - Foto: @hilton_fotografo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), inaugurou nesta terça-feira (21), na rua General Mendes, 111, região da Vila Maria/Vila Guilherme, a nona unidade do programa Descomplica SP. No local são ofertados mais de 250 serviços, como Bilhete Único para Idoso e PCD, Senha Web e cadastro para benefícios sociais, além de auxiliar em solicitações on-line.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo (SMDET) também oferece atendimento no local com os seguintes serviços: intermediação de mão de obra por meio do Cate (Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedorismo), além de atendimento sobre Seguro-desemprego, formalização de MEI, elaboração de currículo, serviços ao empreendedor e atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e/ou familiar, sob orientação do programa Tem Saída. 

“Como o nome já diz, esse serviço irá descomplicar a vida das pessoas. Aqui nós temos serviços diversos para atender a população que poderá ver a conta de Luz, tratar de questões do IPTU, fazer o CadÚnico, um dos serviços mais procurados, enfim, todo tipo de serviço”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.

O atendimento é feito por meio de agendamento no telefone SP156 ou pelo site do Descomplica SP (clique aqui).

A nova unidade atende a região da subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme, com uma população de 302 mil pessoas. Localizada na sede da subprefeitura, em uma área de 554 m², a nova unidade se junta às instaladas em Butantã, Campo Limpo, Capela do Socorro, Jabaquara, Penha, Santana/Tucuruvi, São Mateus e São Miguel Paulista. Até 2024, o programa deve chegar às 32 subprefeituras da capital.

“Levar o padrão do Descomplica SP a todas as subprefeituras, como determina o Programa de Metas, é levar a Prefeitura a regiões mais próximas das pessoas. Não será necessário circular por diversos órgãos para resolver os problemas. Isso garante mais eficiência para o setor público e uma simplificação de diversos processos para as pessoas", diz o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.

"Estamos muito feliz em trazer o Cate novamente à Subprefeitura da Vila Maria, pois é um serviço importante para esta comunidade. ", afirmou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. "Este retorno acontece num momento estratégico, em que a Prefeitura está muito atenta às demandas relacionadas à retomada econômica, possível graças à vacinação ampla da população", completa

Descomplica SP

Com nove unidades distribuídas pela capital, o Descomplica SP, gerido pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, oferece um novo padrão de excelência ao reunir em um único local serviços de órgãos municipais e instituições parceiras. O programa aplica as diretrizes da Política de Atendimento ao Cidadão para garantir a realização de serviços com dedicação, agilidade e eficiência.

“Servir bem a população é a nossa obrigação na gestão pública. O Descomplica é uma marca dessa gestão na inovação em reunir os atendimentos a população”, disse o secretário das Subprefeituras, Alexandre Modonezi.

O programa também oferece o Descomplica Digital, serviço que auxilia na solicitação de serviços on-line, independente do grau de autonomia da pessoa.

Com mais de 1,8 milhão de atendimentos, o Descomplica SP é aprovado por 99,5% a população de São Paulo. As unidades atendem com agendamento, que pode ser feito por meio do telefone SP156 ou no site. Veja a lista das unidades e saiba mais aqui.

 

Com informações da SECOM

 

 Siga a SMDET nas redes sociais