Painel on-line discute qualificação e educação profissional na área da Saúde

Promovido pela Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos Para Saúde (Abraidi), encontro virtual marcou lançamento de iniciativa de capacitação de mão de obra para o setor

Na manhã desta terça-feira (01), aconteceu o lançamento virtual da Academia Abraidi, iniciativa da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos Para Saúde (Abraidi) que visa proporcionar aos seus associados a possibilidade de se especializar no segmento de produtos para a saúde.

O presidente do Conselho de Administração da instituição, Sérgio Rocha, destacou, na abertura do encontro, a importância do setor da saúde para a economia e o desenvolvimento do país, representando 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB).

Bruno Boldrin, diretor executivo da Abraidi, explicou que o curso visa melhorar a qualidade e a disponibilidade dos profissionais que atuam neste mercado e contribuir para a profissionalização das empresas e melhor compreensão ampla do setor.

Após a abertura do evento, aconteceu o painel “Educação para Saúde: O que os setores Público e Privado têm feito para fomentar a Qualificação e Educação Profissional?”, do qual fizeram parte as secretárias Aline Cardoso, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da cidade de São Paulo; Patrícia Ellen, de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado; e a supervisora de Geral da Escola de Saúde Pública Professor Makiguti, Valdirene Tizzano.

A secretária Patrícia Ellen destacou que o setor da Saúde tem atraído muitos profissionais e isto já é detectável a partir dos cursos técnicos oferecidos pelas escolas técnicas estaduais do Centro Paula Souza. Ela reforçou também que a tecnologia é uma das interfaces deste setor e que possui uma oferta ampla de vagas que encontram dificuldades de serem preenchidas por falta de profissionais qualificados. “Temos uma preocupação em formatar os cursos de olho no mercado para que, mais do que profissionais formados, tenhamos pessoas empregadas”, afirmou.

O recém-lançado Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico (PMDE), que se encontra em consulta pública, foi um dos destaques da fala da secretária Aline Cardoso. Ela enfatizou que olhar para a cidade de São Paulo e gerar dados e informações que possam subsidiar melhores políticas para serem formuladas, formatadas e implantadas é a missão do documento. “Vemos muitos estudos que abordam o âmbito nacional e estadual, mas a cidade merece uma atenção especial e fizemos este trabalho”, aponta.

A secretária pontuou, ainda, o crescimento e a vocação da cidade de São Paulo no segmento da saúde. Em 2014, a participação do setor na economia registrou 8,8% do total de estabelecimentos em atividades relacionadas à saúde humana. Em 2015, ocorreu um salto para 9,1%, atingindo 9,9% em 2018.

Os distritos da Bela Vista, Vila Mariana, Itaim Bibi, Jardim Paulista, Liberdade, Consolação, Moema e Morumbi concentram uma ampla oferta de serviços de saúde, o que atrai pessoas para a cidade. Por isso, assim como outras cidades do mundo, como Houston, nos Estados Unidos, São Paulo tem sua imagem associada ao turismo de saúde e pode ampliar essa percepção, inclusive internacionalmente.

Pela sua importância, a saúde tem uma Câmara Temática representada no PMDE e a Abraidi foi convidada para integrá-la.

Valdirene Tizzano encerrou o encontro falando sobre o foco na saúde humanizada da Escola de Saúde Pública Makiguti e também da relevância de um curso profissionalizante como uma porta de entrada para uma especialização futura. “Há muitos casos de alunos que fizeram o curso de técnico em saúde bucal e, posteriormente, cursaram Odontologia”, afirmou.

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais