Prefeitura de São Paulo faz mais de 300 atendimentos durante o Contrata SP – Transcidadania

Homens e mulheres trans e travestis participaram de processos seletivos e oficinas sobre mercado de trabalho no Cate Central, na segunda (31)

A Prefeitura de São Paulo realizou nesta segunda-feira, 31 de janeiro, um processo seletivo com mais de 300 vagas de emprego para pessoas trans e travestis. O Contrata SP - Transcidadania celebra o Dia Nacional da Visibilidade Trans, que ocorreu no dia 29 deste mês. Foram mais de 200 encaminhamentos e 300 atendimentos.

  

“Esta ação busca ajudar a população a ter oportunidades de reinserção no mercado de trabalho, mas também é uma chance para ter contato com os nossos profissionais e com isso buscar cursos, melhorar o currículo e abrir a mente para pensar em formas de aumentar as próprias qualificações profissionais”, salienta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “A Prefeitura também mantém o Programa Operação Trabalho – POT Transcidadania, que prepara as pessoas em vulnerabilidade social para o mercado de trabalho, uma maneira de resgatar a cidadania deste público”, conclui. 

 

 

 

A ação, em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, além de dar voz para este público, tem como objetivo aproximar o poder público da população de travestis, homens trans e mulheres transexuais, mostrando seus direitos e como acessá-los.  

 

“Viver no nosso país já está sendo difícil, imagina quem ainda precisa enfrentar qualquer tipo de preconceito. A população trans, mulheres em situação de violência, povos imigrantes que chegam à capital, idosos, entre outros, necessitam de apoio como estamos promovendo com essa parceria. Assim conseguimos diminuir essas distâncias sociais e dar oportunidades para essa parte da população”, acrescentou Claudia Carletto, secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania. 

 

Quem passou pelo evento também teve à disposição oficinas do programa Elabora, organizado pela Fundação Paulistana, com palestras para ajudar os candidatos a uma vaga de emprego. Os temas serão Habilidades e Comunicação para o Sucesso Profissional e Currículo e Processo Seletivo.  

  

Programa Transcidadania 

  

Entre as ações da Prefeitura de São Paulo para a população trans está o Programa Transcidadania que visa promover os direitos humanos e a cidadania, oferecendo condições e trajetórias de recuperação de oportunidades para travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade social.  

  

Com cerca de 500 beneficiários, os participantes podem integra-lo por até dois anos e recebem uma bolsa auxilio de R$ 1.272,60, por mês.  

 

  

Por: Geyza Melo 

Siga a SMDET nas redes sociais