Secretária Aline Cardoso participa de evento de Lançamento de Políticas para Agroecologia e Produção de Orgânicos para o Estado de São Paulo

Evento marcou uma série de avanços no segmento, além da entrega de certificados a produtores em transição agroecológica do Estado de São Paulo


Secretária Aline Cardoso destacou os avanços do Programa Ligue os Pontos na cidade de São Paulo 

Na manhã desta terça-feira (15), aconteceu na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, no Centro de São Paulo, o Lançamento de Políticas para Agroecologia e Produção de Orgânicos.

Durante o evento, foram assinados o Decreto de Regulamentação da Política Estadual de Agroecologia e a Resolução de Transição Agroecológica, e entregues certificados para produtores em transição agroecológica. A instituição desta certificação dará impulso à transformação de um sistema produtivo convencional, que utiliza defensivos agrícolas, para uma agricultura de base agroecológica, com prioridade à saúde das pessoas e a valorização do meio ambiente, com os aspectos sociais, culturais e econômicos da produção.

“É uma entrega muito importante desta gestão, pois assim avançamos no âmbito da produção orgânica e agroecológica do Estado de São Paulo”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges. Ele destacou a importância do envolvimento da equipe do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), liderado pela engenheira agrônoma Araci Kamiyama.

“A cidade de São Paulo tem 30% de seu território como área rural. Por meio do programa Ligue os Pontos, a Prefeitura de São Paulo acompanha 160 produtores, sendo 70 certificados como orgânicos, o dobro do início da iniciativa”, pontuou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, que participou do evento como responsável pelas Coordenadorias de Agricultura e Segurança Alimentar e Nutricional da cidade de São Paulo. “Apoiamos essa atividade que gera trabalho, renda e também saúde. Em nosso plano de metas, está prevista a implantação de 400 hortas até o final de 2024”, finalizou.

Agricultores em transição orgânica receberam certificação durante o evento 

A chef, apresentadora e ativista da alimentação orgânica, Bela Gil, parabenizou a Secretaria pela iniciativa e destacou a importância da democratização ao acesso a produtos orgânicos. “A alimentação é um direito e o poder público tem papel fundamental para que avancemos, fazendo com que estes produtos cheguem a mais pessoas”, disse.

A relação dos agricultores certificados estará disponível no site da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

 

 Siga a SMDET nas redes sociais