Cursos de Gastronomia são disponibilizados para a região norte da capital

Participantes irão realizar a formação durante seis meses em várias áreas da produção de alimentos

 
 

Mais de 100 pessoas da região norte da capital estão sendo preparadas para atuar no setor da gastronomia nos próximos seis meses. A oportunidade é fruto da parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e de Cultura, por meio de emenda parlamentar da vereadora Sandra Santana. O início dos cursos de Gastronomia – Culinária Sabores do Brasil ocorreu na última quinta-feira, 3 de março, na Casa de Cultura Municipal Salvador Ligabue, no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó.

“Essa iniciativa é algo que sonhei junto com o programa Cozinha Escola, viabilizado hoje pela Prefeitura. É uma ação intersecretarial que irá trazer geração de renda para população em vulnerabilidade social da região, qualificação profissional na área da gastronomia, contribuindo para a retomada econômica na capital”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

São sete cursos profissionalizantes na área de gastronomia com aulas práticas e teóricas sobre técnicas básicas para desenvolver os alimentos, manuseio correto dos ingredientes, formas de armazenamento, precificação, higiene e comercialização. A duração é de 6 meses (carga horária variando de 20 horas, 25 horas e 30 horas) para alunos entre 16 e 59 anos.

“Todo esse projeto que está acontecendo é uma inspiração para nós, e que os alunos possam inspirar outras pessoas a seguirem esse sonho também. Temos orgulho em dizer que o Programa Cozinha Escola já certificou por volta de 25 mil pessoas”, complementa a vereadora Sandra Santana.

As atividades teóricas e práticas estão sendo viabilizadas pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Holístico – Vista. A associação beneficente atua desde 2007 nas áreas de assistência social, educação, cultura, desporto, meio ambiente, segurança alimentar e nutricional, qualificação profissional e de geração de renda. “É muito gratificante capacitar os moradores da região para o mercado de trabalho, garantindo a geração de renda, principalmente neste momento que ainda estamos passando na pandemia”, finaliza Leila Lima, presidente do Instituto Vista, entidade que irá viabilizar a formação técnica.


“Estamos em uma periferia e eu sou fruto dela com muito orgulho. Quando a gente tem o poder público presente, como estamos tendo nessa ação, sabemos o quanto essa iniciativa irá contribuir para dar oportunidades. É isso que precisamos mostrar para a sociedade”, salientou a secretária de Cultura, Aline Torres, que também esteve presente ao lançamento dos cursos de gastronomia.

 

 Por: Ana Pacheco

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais