Coordenadoria de Agricultura visita hortas de linhão na zona leste

Iniciativa serviu de oitiva para a equipe se aproximar dos agricultores que cultivam extensas plantações dentro da cidade de São Paulo


Entrada da Horta daSebastiana

A Coordenadoria da Agricultura, departamento que passou a integrar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, realizou, nesta terça-feira (8), visitas a diversas hortas de linhão –estruturadas embaixo das linhas de transmissão de energia elétrica– na zona leste da cidade de São Paulo.

O roteiro contemplou três hortas na região de São Mateus e foi acompanhado pela coordenadora de projetos do Instituto Kairós, Regiane Nigro, um dos parceiros do projeto Ligue os Pontos, da Prefeitura de São Paulo. A equipe que acompanhou a visitação contou com a Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental, à frente da Coordenadoria, Lia Palm e a presidente Interina e Secretária Executiva do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CMDRSS), Cristina Abi Jabbour. 

“As hortas urbanas cumprem um papel de extrema importância para São Paulo, oferecendo alimentos saudáveis às pessoas e impactando diretamente na renda e qualidade de vida dos agricultores que lideram com muita coragem e amor plantações que se tornam áreas verdes preservadas em meio à cidade”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. “Nosso objetivo é ampliar o atendimento qualificado aos agricultores e o número de hortas urbanas da cidade”, completa.


Cristina Abi Jabbour, Lia Palm e Dona Sebastiana

A primeira parada foi a Horta da Sebastiana, que comercializa hortaliças, PANCs e frutas, cultivadas num amplo terreno a poucos metros da movimentada Avenida Mateo Bei. A plantação existe há mais de 10 anos na região. Na sequência, o grupo seguiu para a Horta Martins, um imenso terreno com mais de 40 mil metros quadrados que também serve para o cultivo de frutas, legumes, verduras e PANCs, sendo dividido entre diversos agricultores, entre eles, Avaí Martins, nordestino de Fortaleza


Cristina Abi Jabbour, Lia Palm e Seu Avaí

A última parada foi a Horta Sabor da Vitória, cultivada pelos agricultores Terezinha e José Nildo. Certificada como orgânica, a plantação oferece frutas, legumes e verduras por meio de atendimento local e entrega de cestas. Assim como Dona Sebastiana e Seu Avaí, o casal Terezinha e Nildo também é morador da região de São Mateus.


Cristina Abi Jabbour, Lia Palm, Dona Terezinha (Horta Sabor da Vitória) e Regiane Nigro

A equipe da Coordenadoria está programando visitas em outras hortas e unidades produtivas localizadas. 

 Texto: Giovanna Longo

 

Siga a SMDET nas redes sociais