Cate Móvel atende população em situação de rua na Praça da Sé até essa quinta (17) em projeto do Tribunal Regional Federal

Ação conta com o apoio de diversos serviços da Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo encerra as ações intersecretariais do 1º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua nesta quinta-feira, 17 de março, na Praça da Sé, região central da cidade. A ação organizada pelo Tribunal Regional Federal da 3° Região conta com parceria dos poderes públicos federal, estadual e municipal, como também organizações da sociedade civil. No local, o público conta com diversas atividades de assistência social, de documentação, jurídica e de empregabilidade como as ofertadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo pelo Cate Móvel. 

“As equipes técnicas do Cate estão no local desde o dia 15, terça-feira, dando suporte para a população em vulnerabilidade social. Mais de 100 pessoas foram atendidas pelos nossos serviços, com metade em condições de ser encaminhada para vagas de emprego”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “São pessoas que muitas vezes não têm toda a documentação para um cadastro convencional, mas temos buscado auxiliar com o suporte dos outros serviços no local. Há situações que são necessárias ações excepcionais, como fazer uma busca no sistema se o candidato lembrar de um número de documento, a fim de ajudá-lo na recolocação profissional”, conclui. 

Um dos participante das atividades foi Jefferson Henrique da Silva, de 48 anos, que conseguiu ser encaminhado para vaga de emprego disponível no Cate. “Atualmente, eu moro no Arsenal da Esperança, em um albergue fixo na região da Mooca com direito a higiene pessoal e alimentação. Portanto, como moramos próximos da Sé ficou mais fácil se informar sobre esse evento. Hoje vim na busca de emprego e consegui um encaminhamento para a vaga de controlador de acesso, estou com ótimas expectativas”, declara. 

A força tarefa envolve três eixos fundamentais: atendimento assistencial e de saúde; expedição de documentos necessários ao exercício da cidadania; e atendimento jurídico por instituições parceiras e garantia de acesso à Justiça para ações e procedimentos, com especial atenção a questões assistenciais e previdenciárias. Serão oferecidos cerca de 30 serviços, com participação de mais de 40 entidades. 

 

Serviço:  

Ações do Cate Móvel ao atendimento para a população em situação de rua  

Data: 17 de março  

Horário: 10h às 15h  

Local: Praça da Sé - Centro 

 

Por: Ana Pacheco 

 

Siga a SMDET nas redes sociais