Plataforma SisRural é apresentada no Agrifutura

Vídeo institucional sobre a plataforma foi apresentado no estande da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado

 

No último fim de semana, dias 12 e 13 de março, a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA) realizou, no Instituto Biológico, a segunda edição do AgriFutura, evento realizado em parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Ao todo, circularam mais de 1.200 pessoas no evento.

A programação contou com debates, palestras e expositores. A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) disponibilizou em seu estande um espaço para a apresentação do Sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural e Ambiental – SisRural, plataforma voltada a técnicos que acompanham e orientam produtores rurais. O objetivo é possibilitar a coleta e análise de dados sobre a produção rural e as condições e necessidades de agricultores atendidos , se consolidando como importante ferramenta de planejamento e gestão de políticas públicas como de ATER - assistência técnica e extensão rural, certificação agroecológica, PSA - pagamentos por serviços ambientais e outras políticas voltadas à agricultura familiar. 

“O SisRural é uma ferramenta que pode auxiliar as políticas públicas a atenderem as demandas dos agricultores, além de acompanhar detalhadamente a produção, identificando perfis e focos de atenção nas diversas regiões da área rural da cidade de São Paulo”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “É fundamental que o seu uso seja disseminado para que mais técnicos possam incorporá-la ao seu trabalho e importante que esteja sendo adotada também como uma ferramenta de âmbito estadual, disponível a todos os municípios paulistas”, conclui.

A Prefeitura de São Paulo desenvolveu o SisRural, por meio do Projeto Ligue os Pontos. Por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA), foi adotado também em âmbito estadual e conta com uma gestão compartilhada bastante inovadora entre Prefeitura e Estado. O trabalho em cooperação contribuiu para a criação de um banco de dados único de agricultores e unidades produtivas e para a aumentar a integração das políticas públicas que incidem sobre os mesmos territórios .

Inovação no Agrifutura
O evento também premiou startups do agronegócio que ofereceram inovações tecnológicas. As startups Grão Brasil, Brasil Agritest e Britichis Lichias Brasileiras foram as grandes campeãs da competição promovida no evento.

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais