Live mostra o lado empreendedor das religiões de matriz africana

No Dia Internacional de Combate a Discriminação Racial, ocorrido em 21 de março, as convidadas falaram sobre a força das mulheres negras para levar em frente atividades religiosas e de empreendedorismo.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo promoveu nesta segunda-feira, 21 de março, a live “Elas empreendem: Matriz Africana”, que faz parte da programação “Lugar de Mulher é Trabalhando Onde Ela Quiser”, em homenagem ao Mês da Mulher. A live, que ficou gravada e pode ser conferida em @spsmdet. O encontro virtual foi também uma reflexão no Dia Internacional de Combate a Discriminação Racial. Criado pela Organização das Nações Unidas, a data faz memória ao “Massacre de Shaperville”, em 1960, na África do Sul, quando manifestantes protestavam contra a “lei do passe” e foram atacados por forças policiais, tendo parte dos integrantes mortos.

 

A conversa on-line, apresentada por Cleia Ferreira, coordenadora da Comissão Especial de Apoio ao Afroempreendedor da Prefeitura de São Paulo, contou com as participações de Yya Wanda de Osun, empreendedora no ramo gastronômico e de roupas afro, criadora da marca "Fetiche Afro Designer”; e de Thábata Wbalojá, também empreendedora e co-fundadora do Mapeamento de Terreiros na Cidade Tiradentes, bairro da zona leste da capital.

A live começou com Iya Wanda contando sobre sua trajetória. Liderando uma das casas mais antiga da cidade, na zona norte, fundada na década de 50 por Mãe Isabel de Omolu, a convidada destacou a importância da passagem de conhecimento entre as mulheres de sua família. “Minha sobrevivência sempre foi com base na costura e na culinária, conhecimentos adquiridos ainda na adolescência. Eu agradeço tudo o que minha mãe passou para mim. Hoje, eu transfiro para minha filha e neta. Tenho orgulho dessa trajetória por ser um trabalho de mulher para mulher, é matriarcal”, disse.

Iya Wanda contou ainda que integra a Associação das Baianas de Acarajé, iniciativa que valoriza e preserva costumes ancestrais. “A cozinha africana que conhecemos hoje, tem origem no candomblé, todas relacionadas à religiosidade. É muito rica essa cultura, que saiu dos terreiros e se espalhou pelas cidades. Inicialmente, as mulheres do passado não sabiam que estavam empreendendo, quando passaram a vender acarajé para manter seus espaços religiosos, hoje se tem uma outra visão sobre tudo isso, e é importante para perpetuar nossa cultura”.

A live também contou com Thábata Wbalojá, que é uma das vencedoras do Vai Tec, edição 2021, programa da Prefeitura de São Paulo de incentivo a ideias inovadoras. “Participei da iniciativa com o projeto de mapeamento de terreiros no extremo leste da capital, que tem como objetivo descobrir as necessidades do povo de origem africana destes espaços. O levantamento é muito importante para o desenvolvimento do mercado produtivo religioso, desde vestuários, acessórios religiosos e culinários”, complementa. “Estou recebendo um suporte importante da Prefeitura com mentorias para enxergar em meu trabalho uma possibilidade de negócio, de sairmos da etapa de pensar em sobreviver apenas e passar a viver dentro do empreendedorismo”, destaca.

As atividades do Mês da Mulher promovidas pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo vão até o dia 31 de março. Acompanhe as lives pelo Facebook @spsmdet.

Programação

Dia 22 de março
Live: Elas empreendem - Moda e empoderamento
Parceria com Instituto In Mod
| 16h
www.facebook.com/spsmdet

Dia 25 de março
Live: Mulheres na Agricultura de Sampa
Agricultoras agroecológicas de diversas regiões da cidade falam sobre sua rotina, conquistas e forma de organização.
| 14h
www.facebook.com/spsmdet

Dia 28 de março
Live: Elabora - Linkedin para Mulheres
| 14h às 17h30
www.facebook.com/spsmdet

Oficina de Empoderamento Feminino – Mais Mulheres
Para inscritas no programa.
| 14h às 17h30
Hub Green Sampa – Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros

Oficina Dieese – Mulheres no mercado de trabalho
| 10h
www.facebook.com/spsmdet

Dia 29 de março

Live: Elabora - Protagonismo da Mulher no Mercado de Trabalho
Informações e dicas da importância da mulher e seu protagonismo no mercado de trabalho
| 18h às 19h30.
www.facebook.com/spsmdet

Dia 31 de março
Live: Elabora - Mulheres e o Mercado de Trabalho
Dicas para se preparar para o mercado de trabalho, como ter um currículo de sucesso, oportunidades no mundo do trabalho para mulheres
| 18h às 20h.
www.cate.prefeitura.sp.gov.br

Por Thiago Luscri

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais