Prefeitura de SP abre seleção de artesãos para o terceiro quiosque fixo do programa Mãos e Mentes Paulistanas

Interessados em expor e vender produtos devem se candidatar até 31 de março

A cidade de São Paulo terá mais um quiosque fixo para comercialização de produtos feitos por artesãos credenciados do Programa Mãos e Mentes Paulistanas, iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. O espaço será instalado no Andorinha Hiper Center, localizado no bairro Lauzane Paulista, na Zona Norte de São Paulo. A Prefeitura está com inscrições abertas para artesãos que querem comercializar os seus produtos no local. Para se inscrever, basta ser habilitado no Mãos e Mentes e se candidatar pelo link até 31 de março, clicando aqui.

“A Prefeitura de São Paulo já conta com dois pontos fixos de comercialização de produtos artesanais. Com esta ação, podemos impulsionar cada vez mais a geração de renda dos artesãos e manualistas paulistanos, além de aumentar e fortalecer a sua rede de contatos”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Estes pontos fixos de comercialização, somados às feiras e eventos que temos realizado, são fundamentais para fortalecer estes pequenos empreendedores, além de fortalecer a economia local”, complementa.

A cada dois meses, 10 artesãos serão selecionados, por meio de uma curadoria, para exporem seus produtos. Após este prazo, haverá um novo processo de seleção para novos empreendedores. Dentre os critérios de seleção para participar da iniciativa estão os itens: disponibilidade para trabalho voluntário; qualidade dos produtos e variedade de produtos e técnicas.

Para participar desta ação, além de estar credenciado, o artesão deve também já ter realizado o curso de qualificação do programa, que é oferecido em parceria com a Rede Asta; ser Microempreendedor Individual – MEI; ter disponibilidade de trabalho voluntário em escalas pré-definidas; produto artesanal produzido pelo próprio artesão, não podendo participar alimentação, produtos de higiene, cosméticos e saboaria.

O curso de qualificação, que já formou mais de 500 alunos, oferece conteúdos relacionados a vendas on-line, organização financeira, cooperativismo, sustentabilidade, plano de negócios, planejamento de coleção, fotografia de produto, entre outros temas que serão fundamentais para o artesão aumentar suas vendas e destacar o seu empreendimento. Para participar da qualificação é necessário estar habilitado pelo programa Mãos e Mentes Paulistanas.

Mãos e Mentes Paulistanas

O Programa Mãos e Mentes Paulistanas, lançado em 2019, tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social para empreendedores artesanais e manualistas paulistanos. Ele promove diversas atividades que fortalecem o ecossistema, além de estimular a inclusão produtiva, o acesso ao mercado e o desenvolvimento econômico local.

A iniciativa trabalha por eixos de atuação, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor para manter informações atualizadas; a promoção de cursos e oficinas de capacitação e o acesso ao mercado e participação em eventos.

Para se inscrever no Mãos e Mentes, o empreendedor precisa apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Os interessados poderão procurar pelo estande do programa e já sair com seu teste de habilidades agendado. Também é possível realizar o credenciamento on-line pelo Portal do 156: www.prefeitura.sp.gov.br/maosmentes


Serviço
Quiosque Mãos e Mentes Paulistanas

Inscrições até 31 de março - até às 12h.
Clique aqui para se inscrever

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais