Prefeitura de São Paulo faz parceria com Instituto Coca-Cola para 2 mil vagas de formação de jovens para o primeiro emprego

Interessados que atendam às exigências de participação, devem se inscrever até o dia 27 de março pelo Portal Cate

 

A Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Instituto Coca-Cola, recebe inscrições até o próximo domingo, 27 de março, para 2 mil vagas do curso gratuito Coletivo On-line. A iniciativa visa preparar jovens que têm entre 16 e 25 anos, que estão à procura de qualificação para conseguir oportunidades de emprego. Para participar é necessário morar na periferia da capital, pertencer a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e já ter concluído ou estar cursando o ensino médio.

As inscrições serão pelo Portal Cate e durante o período de aprendizado, o participante terá acesso a atividades ligadas ao mundo do trabalho, com temas sobre: plano de vida, planejamento financeiro, currículo e entrevistas para processos seletivos. As aulas serão enviadas pelo whatsapp e o jovem pode fazer o curso de qualquer lugar, a qualquer momento e tem duração máxima de quatro semanas.

“Estamos juntando esforços com o Instituto Coca-Cola para ampliar as oportunidades de qualificação profissional para jovens, parcela da população que foi fortemente impactada pela crise pandêmica. Trazer para São Paulo essas vagas, nos ajuda a ofertar também aos empregadores jovens mais preparados para o mercado de trabalho”, salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

O formato do programa permite que o jovem faça o curso de qualquer lugar por meio de seu WhatsApp, aplicativo amplamente utilizado por jovens que podem ter problemas de conectividade. O conteúdo do Coletivo On-line conta com 11 videoaulas curtas e objetivas, focadas em temas do mundo do trabalho, elaboração de um plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo e como se preparar para entrevistas e processos seletivos.

Os participantes terão até quatro semanas para assistir às videoaulas e fazer as atividades práticas. Então, ao final do curso, poderão receber um certificado de conclusão e se cadastrar nas comunidades de vagas do programa, podendo se candidatar aos processos seletivos de uma rede de parceiros de mais de 400 empregadores.
 

Sobre o Portal Cate

A plataforma com mais de 1 milhão de acessos desde a criação em 2019, possui mais de 90 cursos nos setores que mais crescem na capital paulista: Tecnologia, Saúde e Bem-Estar, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Gestão, Empreendedorismo e Trabalho, Economia Criativa e Gastronomia.

Além da capacitação gratuita e com direito a certificado, o Portal Cate tem uma área dedicada aos empreendedores com dicas de inspiração, modernização e até orientações de como se formalizar.

No local, que disponibiliza cursos autoinstrucionais é possível também verificar vagas de emprego, disponibilizada pela rede de 26 postos do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo.


Atuação que gera impacto

A iniciativa faz parte da Plataforma Coletivo Jovem, que tem como foco a empregabilidade de jovens de 16 a 25 anos, em situação de vulnerabilidade social. Desde o início de sua implementação, em 2009, a Plataforma, nos formatos presencial e online, já impactou mais de 300 mil jovens em comunidades brasileiras espalhadas por todos os 26 estados do país + DF, chegando a 1.857 municípios. Do total de beneficiados, mais de 80 mil tiveram acesso ao mercado de trabalho. A aceleração de iniciativas digitais está conectada ao compromisso do Instituto Coca-Cola Brasil de impactar milhões de jovens na temática de inclusão produtiva como uma das alavancas de transformação e crescimento econômico para o país.


Sobre o Instituto Coca-Cola Brasil

O Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que, há 23 anos, tem como missão a transformação social em larga escala por meio da articulação de parceiros e da capilaridade do Sistema Coca-Cola Brasil. Reconhecido por sua tecnologia social e capacidade de escala, assumiu o compromisso público de, até 2030, impactar milhões de jovens através do empoderamento econômico, incluindo intencionalmente as perspectivas de equidade de gênero e raça. Até hoje, o ICCB já beneficiou 518 mil pessoas.

Serviço

Inscrições gratuitas para o curso Coletivo On-line
Dias:
até 27 de março - domingo
Local: Portal Cate

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais