Elas empreendem: cultura empreendedora, igualdade de gênero e raça foram temas da live em comemoração ao Mês da Mulher na última terça-feira, (22).

Especialistas de moda trouxeram suas vivências dentro do mundo fashion


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, promoveu em 22 de março, a live “Elas empreendem: Moda sustentável e reuso”, que faz parte da programação “Lugar de Mulher é Trabalhando Onde Ela Quiser”. A iniciativa promove uma série de ações comemorativas, em razão ao Dia Internacional da Mulher, que se estendem ao longo de todo o mês, trazendo oportunidades de emprego e renda, qualificação profissional, bate-papos, feiras e oficinas. O encontro foi transmitido ao vivo e está disponível na página no Facebook da SMDET.

A conversa foi mediada por Flávia Costa, gestora do programa Fashion Sampa, que foi instituído pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. “O nosso programa prevê qualificação na área da moda, apoio ao empreendedor e apoio ao ecossistema. Além do enfrentamento de trabalhos análogos a escravidão”, declarou a gestora.

A live teve como objetivo falar das mulheres que disseminam a cultura empreendedora, incentivando o empoderamento feminino.

A consultora e fundadora do Instituto Nacional de Moda e Design - In-Mod Graça Cabral, uma das convidadas do encontro virtual pontuou que “a moda também é relações sociais. O In-Mod fomenta esse olhar para moda como criação de valor, é um ‘fazer moda’ que vai além das roupas”.

Em seguida, foi a vez da estilista, figurinista e idealizadora da empresa de moda AZ Marias Cintia Felix. A profissional falou sobre a reutilização de retalhos em novas criações e seus trabalhos com resíduo têxtil. “A AZ Marias, além de uma marca de roupa, é um movimento que dá voz para todas as outras pessoas dentro da cadeia da moda, que por algum motivo não são vistas e ouvidas”, concluiu Cintia Felix.

O encontro on-line também contou com a presença da estilista Diane Ferreira que contou sobre o seu início no setor e os desafios que enfrentou ao longo da carreira. “Um dia fui a um casamento e reparei que as roupas afros sempre eram produzidas com aqueles panos estampados simples. Foi quando eu comecei a distinguir as diferenças e fazer essa mistura de ideias com o afro e a seda para a transformação das roupas”, explicou a estilista.

Completando o grupo de debates da live, a aluna do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, Rosangela Moraes, compartilhou suas experiências dentro dos cursos ofertados pelo CFCCT. “Eu fiz curso de design de moda, moda e modelagem e o Cria e Costura, esse último me colocou na passarela do São Paulo Fashion Week. Nem nos meus melhores sonhos eu imaginei isso um dia. Tem sido importante para minha formação”, conta a aluna.

Ao final do encontro, foi feita uma rodada de conversas para que as participantes dissessem quais são os principais desafios de cada uma, enquanto empreendedoras, e projetando os lugares que elas querem estar futuramente.    

 

Programação                                                                                                                                          

Dia 25 de março

Live: Mulheres na Agricultura de Sampa

Agricultoras agroecológicas de diversas regiões da cidade falam sobre sua rotina, conquistas e forma de organização.

| 14h

www.facebook.com/spsmdet

 

Dia 28 de março

Live: Elabora - Linkedin para Mulheres

| 14h às 17h30

www.facebook.com/spsmdet

Oficina de Empoderamento Feminino – Mais Mulheres

Para inscritas no programa.

| 14h às 17h30

Hub Green Sampa – Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros

Oficina Dieese – Mulheres no mercado de trabalho

| 10h

www.facebook.com/spsmdet

 

Dia 29 de março

Live: Elabora - Protagonismo da Mulher no Mercado de Trabalho

Informações e dicas da importância da mulher e seu protagonismo no mercado de trabalho

| 18h às 19h30.

www.facebook.com/spsmdet

 

Dia 31 de março

Live: Elabora - Mulheres e o Mercado de Trabalho

Dicas para se preparar para o mercado de trabalho, como ter um currículo de sucesso, oportunidades no mundo do trabalho para mulheres

| 18h às 20h.

www.cate.prefeitura.sp.gov.br

Por: Geyza Melo 

 

Siga a SMDET nas redes sociais