Mês da Mulher: live aborda o trabalho de agricultoras da capital paulista

Programação especial contou com convidadas das regiões leste, oeste e sul de São Paulo

 A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo promoveu nesta sexta-feira, 25 de março, a live “Mulheres na agricultura de São Paulo”, que faz parte da programação “Lugar de Mulher é Trabalhando Onde Ela Quiser”. O encontro foi transmitido ao vivo e está disponível na página no Facebook da SMDET.

A Coordenadoria de Agricultura passou a integrar a SMDET a partir de fevereiro deste ano. Desde então, a coordenação já visitou hortas de linhão na zona leste e unidades produtivas da zona sul, na região de Parelheiros.


A mediação do encontro virtual ficou por conta de Lia Palm, analista de políticas públicas e gestão governamental, à frente da Coordenadoria de Agricultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.


O bate-papo contou com a participação de Luzia Souza, agricultora de Parelheiros; Jera Guarani, liderança da Comunidade Indígena Tenondé Porã – Guaranis; Maria Alves da Silva, representante do acampamento Comuna da Terra Irmã Alberta; Sebastiana Farias, da Associação de Agricultores Orgânicos, e Lia Esperança, da Horta Vila Esperança.
O contexto da live foi trazer as lutas e conquistas das agricultoras, além de enfatizar o cuidado com o meio ambiente. A conversa começou com Luzia, que contou sobre a produção de seu sítio. “A gente tem problemas de estrutura, mas contamos com o apoio da Casa da Agricultura da região. Tem sido muito importante esse apoio”, afirmou.


Outra participante, Maria Alves, enalteceu o trabalho feminino no segmento. “Eu vejo o protagonismo das mulheres, quem coordena os núcleos de família, estudos, quem defende a alimentação saudável e quem cuida do meio ambiente são as mulheres”, pontuou.


Uso de agrotóxicos e mudanças climáticas também estiveram na pauta na live. Sebastiana Farias destacou que tem notado mudanças nos produtos colhidos, que podem já estar tendo o efeito destes problemas. “Plantamos chuchu e observamos que ele está ficando menor do que em anos anteriores. Há mais de uma década trabalho nessa localidade e nunca tinha acompanhado essa mudança que vejo atualmente, creio que possa estar relacionada a questões climáticas”, disse.


Lia Esperança reforçou que devemos cuidar do meio ambiente e do corpo humano: “O ser humano é feito para conviver com a natureza, devemos cuidar das árvores e do ser humano”. Na mesma linha, Jera Guarani destacou a importância do respeito a natureza para garantir um futuro melhor para todos.


As atividades do Mês da Mulher promovidas pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo vão até o dia 31 de março. Acompanhe as lives pelo Facebook @spsmdet.

Programação

Dia 29 de março
Live: Elabora - Protagonismo da Mulher no Mercado de Trabalho
Informações e dicas da importância da mulher e seu protagonismo no mercado de trabalho
| 18h às 19h30.
www.facebook.com/spsmdet

Dia 31 de março
Live: Elabora - Mulheres e o Mercado de Trabalho
Dicas para se preparar para o mercado de trabalho, como ter um currículo de sucesso, oportunidades no mundo do trabalho para mulheres
| 18h às 20h.
www.cate.prefeitura.sp.gov.br

 

Por Thiago Luscri

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais