Fundação Paulistana abre vagas gratuitas de Cuidador de Idosos na zona norte

Moradores da Brasilândia recebem a primeira formação; Aulas iniciam em 25 de abril

Na pandemia, os cuidados com a saúde ganharam destaque e a procura por Cuidador de Idosos registrou um aumento de 50%, sendo uma das profissões que mais crescem na cidade de São Paulo e no país. Com o envelhecimento da população e a demanda por serviços especializados, é preciso haver profissionais qualificados. Pensando nessa tendência do futuro do trabalho, a Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) da Prefeitura de São Paulo abre vagas no curso profissionalizante “Cuidar Bem”.

A iniciativa tem o objetivo de formar profissionais com práticas e cuidados necessários para tratar da pessoa idosa, tendo os conhecimentos fundamentais para a inserção no mundo do trabalho. Composta em um módulo único de 160 horas, em formato FIC ( Formação Inicial e Continuada), a capacitação visa o relacionamento humanizado com o paciente, seus familiares e equipe multidisciplinar.

“Com a pandemia, profissões ligadas à área de saúde e bem-estar que já vinham em ascensão, tiveram um salto significativo em vagas de emprego nos últimos meses. Para atender a essa demanda de profissionais, a Prefeitura investe no curso Cuidar Bem, pensando também no futuro do trabalho, pois com o crescimento da população idosa e dos serviços especializados, é preciso haver profissionais qualificados”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Ao todo, o projeto oferece 120 vagas em quatro turmas, sendo duas na zona norte, na Brasilândia, e duas na zona Sul, em Parelheiros. Utilizando dos CEUs – Centros Educacionais Unificados, o Cuidar Bem vai dispor de turmas em três horários flexíveis aos interessados.

No decorrer das aulas, os participantes irão aprender sobre aspectos do envelhecimento, cuidados de higiene e segurança, alimentação, políticas públicas, aspectos legais e trabalhistas da profissão, entre outros temas. Após a conclusão, os alunos recebem um certificado profissionalizante, estando habilitados para trabalhar em clínicas especializadas, asilos, casas de repouso ou prestador de serviço particular.

“A Fundação Paulistana sempre busca pela qualidade dos cursos, que tenham rápido emprego e geração de renda, como é o caso do Cuidador de Idosos que é uma profissão do futuro. Agora além desse curso FIC (Formação Inicial e Continuada), para quem seguir com os estudos temos também o curso Técnico em Cuidados de Idosos, na Makiguti Cidade Tiradentes. Nosso objetivo é levar cursos gratuitos a quem precisa, e assim reduzir as desigualdades sociais”, ressalta a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.

Para participar do curso “Cuidar Bem” - Cuidador de Idosos é necessário ser morador da cidade de São Paulo, ter mais de 16 anos, Ensino Fundamental completo e estar em situação de vulnerabilidade econômica. Os interessados devem visitar o CEU desejado para a apresentação dos documentos presenciais e efetivação da matricula de inscrição.

Serviço:
CEU Paz – Brasilândia

Endereço: Rua Daniel Cerri, 1549 - Jardim Paraná, São Paulo – SP
Início das Aulas: 25 de abril
Turmas: 8h30 às 12h30 (Manhã) | 13h30 às 17h30. (Tarde)

CEU Parelheiros
Endereço: : Rua José Pedro de Borba, 20 - Jardim Novo Parelheiros
Início das Aulas: 25 de abril
Turmas: 13h às 17h (Tarde) | 18h às 22h (Noite)
Inscrições: Presenciais nos CEUs.

Sobre a Fundação Paulistana
A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela gestão da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.


A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o município. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos ao longo de seus 17 de existência.
 

Siga a SMDET nas redes sociais