No Dia Mundial da Saúde, Prefeito Ricardo Nunes visita Escola Técnica Makiguti, na zona leste

Equipamento oferece seis opções de cursos técnicos na área da saúde e já formou mais de 14,6 mil profissionais

Em 7 de abril, a OMS – Organização Mundial da Saúde celebra o Dia Mundial da Saúde. A data, que remete ao mesmo dia em que a instituição foi fundada, é celebrada desde 1950 e é usada para conscientizar e alertar as pessoas sobre os cuidados que devemos ter com a nossa saúde e com o planeta. No 72º aniversário da data, o Prefeito Ricardo Nunes visitou a Escola Municipal de Saúde Pública e Profissional Professor Makiguti, da Fundação Paulistana, vinculada à secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, na zona leste da capital, e interagiu com os alunos e professores.

A visita aconteceu durante as aulas do período da manhã , onde o prefeito Ricardo Nunes, que estava acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, e de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, puderam acompanhar uma palestra sobre a formação de profissionais da área da saúde e a importância da celebração no Dia Mundial da Saúde.

“É motivo de muito orgulho e satisfação ver que nossos investimentos na saúde surtiram efeito. Aos poucos, vamos superando a pandemia e tudo isso é graças aos profissionais da saúde e dos altos índices de vacinação na capital”, comentou o prefeito Ricardo Nunes.

O prefeito também pôde conhecer as dependências da Escola Makiguti e toda a infraestrutura que conta com laboratórios totalmente equipados e equipamentos de proteção individual para os alunos.

“A gente sempre fala da Makiguti com muito carinho, pois sabemos que tudo que é feito aqui envolve muito amor e dedicação. Essa escola muda a vida das pessoas, que saem daqui e conseguem emprego na área sem grandes dificuldades, pois as empresas do segmento sabem da excelência de ensino da instituição”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Todos os equipamentos de saúde de Cidade Tiradentes contam com pelo menos um auxiliar e um técnico formado pela escola, isso mostra o peso e a referência que a Makiguti tem”, complementa.

Sobre a Escola Makiguti
A instituição, que foi fundada em 2005, é a única escola técnica de saúde pública de todo o Estado de São Paulo. A instituição oferece os cursos técnicos de análises clínicas, cuidados com idosos, farmácia, hemoterapia, gestão em saúde e saúde bucal. São realizados dois processos seletivos por ano, com 960 vagas ao todo. Os cursos possuem duração de 3 semestres, com turmas nos três turnos: manhã, tarde e noite.

A unidade é composta por um corpo administrativo e outro pedagógico que conta com 29 professores. Desde a fundação foram cerca de 14.656 alunos formados em nível técnico e auxiliar.

Em 2021, a instituição inaugurou seu primeiro núcleo descentralizado localizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Professor Derville Allegretti, na zona norte. Ao todo, a unidade oferece 140 vagas, sendo 70 para a turma de farmácia e outras 70 para saúde bucal.

Confira os cursos oferecidos na Escola Makiguti

Técnico em Análises Clínicas
Auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório - automatizadas ou técnicas clássicas - necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Colabora, compondo equipes multidisciplinares, na investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas relacionadas às análises clínicas. Opera e zela pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde. Em sua atuação é requerida a supervisão profissional pertinente, bem como a observância à impossibilidade de divulgação direta de resultados.

Técnico em Saúde Bucal
Atuando na promoção, prevenção e controle das doenças bucais, promove e participa de programas educativos e de saúde bucal, orientando indivíduos e grupos, principalmente com relação à escovação e aplicação de flúor. Participa da realização de estudos epidemiológicos em saúde bucal. Realiza, sob supervisão do cirurgião-dentista, atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do indivíduo. Supervisiona, sob delegação, o trabalho do auxiliar de consultório dentário. Controla estoques e gerencia a manutenção do aparato tecnológico presente num consultório dentário.

Técnico em Gerência em Saúde
Participa do planejamento, controle e avaliação da implementação de políticas públicas de saúde. Gerencia serviços e unidades de saúde e seus processos de trabalho. Assessora estudos de custos e viabilidade e desenvolve projetos de gestão em saúde. Participa do tratamento estatístico de indicadores de saúde, além de atuar na previsão e provisão do sistema de estoque, compras e distribuição de material.

Técnico em Farmácia
Realiza operações farmacotécnicas, identificando e classificando os diferentes tipos de produtos e de formas farmacêuticas, sua composição e técnica de preparação. Auxilia na manipulação das diversas formas farmacêuticas alopáticas, fitoterápicas e homeopáticas, assim como de cosméticos, sob a supervisão do farmacêutico. Executa as rotinas de compra, armazenamento e dispensação de produtos, além do controle e manutenção do estoque de produtos e matérias-primas farmacêuticas. Atende as prescrições médicas dos medicamentos e identifica as diversas vias de administração. Utiliza técnicas de atendimento ao cliente, orientando-o sobre o uso correto e a conservação dos medicamentos.

Cuidador de Idosos
Capacita profissionais que buscam trabalhar e/ou empreender na área. Entre os temas abordados estão os cuidados relativos à higiene e à saúde, de forma ética e humanizada, imunização do idoso e medicamentos e Primeiros Socorros. O cuidador de idoso deve ser alguém capaz de ajudar naquilo que estes não podem mais fazer por si só; essa pessoa é responsável em dar apoio e ajuda para suprir às suas necessidades, visando a qualidade e melhoria de vida.

Hemoterapia
O profissional formado no Curso Técnico em Hemoterapia poderá trabalhar em bancos de sangue, hemocentros, serviços de hemoterapia e hematologia terapêutica, diagnóstica e industrial. A hemoterapia é uma prática onde se utiliza o sangue e os seus componentes na forma de terapia em diversas situações nas quais a reposição dos componentes sanguíneos se faz necessária. A técnica vem sendo empregada desde os primórdios da medicina sendo fundamental para salvar vidas. Os avanços na ciência, nessa área, proporcionaram um desenvolvimento da hemoterapia no mundo, promovendo a melhora da qualidade de vida de pacientes e salvando vidas. O profissional da saúde atuante nessa área desempenha um papel essencial e dinâmico, devendo executar um serviço de excelência, garantindo a segurança e a qualidade para os pacientes que fazem uso do sangue proveniente de doações.

 Por: Miguel Guedes

Siga a SMDET nas redes sociais