Em parceria com setor privado e Governo do Estado, programa Tem Saída qualifica e oferece bolsa-auxílio para mulheres vítimas de violência

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo firmou parcerias e promove em junho a capacitação de mulheres na área de manutenção de refrigeradores; gastronomia; cuidador de idosos e vendas

 

Com o objetivo de capacitar mulheres em situação de violência doméstica e familiar, o Tem Saída, programa da Prefeitura de São Paulo, firmou parcerias com o setor público e privado para qualificar mais de 80 mulheres cadastradas no programa. A união foi selada com o Centro Paula Souza, do Governo do Estado, Coca-Cola Femsa e Senai SP, que capacitarão as beneficiárias durante o mês de junho.

“Muitas mulheres são reféns de seus agressores por dependência financeira, por não conseguirem bancar custos pessoais. O Tem Saída foi desenvolvido com o objetivo de promover essa autonomia para a mulher, de maneira em que ela seja capaz de custear um aluguel, alimentação e demais necessidades”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “O resultado de ações como essa, de capacitação, é positiva para os três lados: para o poder público, que pode combater as desigualdades na cidade por meio de políticas públicas efetivas, para as mulheres que conquistam uma oportunidade no mercado de trabalho e também para a empresa, que passa a contar com um colaborador capacitado e preparado para o trabalho”, finaliza.

Via Rápida - Centro Paula Souza

Em parceria com o Centro Paula Souza, 62 beneficiárias em situação de vulnerabilidade estão se capacitando em cursos profissionalizantes nas áreas de Cuidador de Idodos, Fabricação de Salgados e Técnica de Vendas. Os cursos possuem carga horária de 60 horas e são realizados em equipamentos públicos, como o CEU Jaçanã, Cecco Perus e o Centro de Defesa e Convivência das Mulheres Casa Anastácia.

Por meio do programa Bolsa do Povo, do Governo do Estado, todas as participantes receberão uma bolsa-auxílio de R$ 210,00, pago ao final da capacitação. A previsão de término do curso é para o dia 24 de junho.

Coca-Cola FEMSA e Senai

O programa se uniu com a Coca-Cola FEMSA e Senai para capacitar 20 mulheres no curso profissionalizante de manutenção de refrigeradores. A capacitação iniciou em 6 de junho e totaliza 160 horas e aborda todo o processo e componentes do ciclo de refrigeração, como linha de fluxo, segurança, tipos de compressores, evaporadores e condensadores, câmaras frigoríficas, isolamentos térmicos, quais tipos de gases utilizar, entre outros.

Além disso, a capacitação também abordará a produção de refrigerantes, introduzindo elementos como quais óleos e gases devem ser utilizados, noções sobre o protocolo Montreal, cadastro de IBAMA, etc.

As aulas acontecem na zona sul da capital, na unidade Ipiranga do Senai, durante o período noturno, e vão até dia 09 de agosto.

Sobre o programa Tem Saída

Lançado em agosto de 2018, é uma política pública voltada à autonomia financeira e empregabilidade da mulher em situação de violência doméstica e familiar. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, OAB-SP e ONU Mulheres.
O Tem Saída conta com o apoio de empresas privadas, que viabilizam vagas de emprego para as mulheres atendidas pelo programa. Esse conjunto de esforços busca promover a reinserção dessas mulheres no mercado de trabalho contribuindo para a independência financeira da mulher e o fim do ciclo de violência.

Saiba mais sobre a iniciativa em: www.prefeitura.sp.gov.br/temsaida

Siga a SMDET nas redes sociais