Tem Saída promoveu encontro de empregabilidade e capacitação na Casa da Mulher Brasileira, no Cambuci

Evento atendeu dezenas de mulheres vítimas de violência doméstica que foram encaminhadas para vagas de emprego e receberam uma oficina exclusiva

O Tem Saída, programa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho que atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, promoveu na última quarta-feira (29), uma ação de empregabilidade e capacitação de mulheres cadastradas no programa. A iniciativa aconteceu na Casa da Mulher Brasileira, da secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, e contou com a presença de duas empresas do setor privado que ofereceram vagas de emprego e uma oficina exclusiva para as participantes.

“Nossa filosofia de trabalho sempre foi voltada ao fomento e construção de parcerias, seja com o setor privado ou terceiro setor. Unindo forças, nossos resultados são ainda maiores, empregando mais mulheres e devolvendo a dignidade, a autonomia financeira e a auto estima de muitas vítimas de violência doméstica e familiar. Por isso, agradecemos as empresas que abraçam e acolhem as mulheres do Tem Saída, ações como essa salvam vidas”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A equipe do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo também participou do evento levando algumas oportunidades do banco de vagas com oportunidades para áreas como controlador de acesso, costura e auxiliar administrativo. A oficina do grupo Blue Fit deu orientações sobre elaboração de currículo e portfólio, já o grupo GRSA ofertou algumas oportunidades de emprego no setor de limpeza. Ao todo, cerca de 33 mulheres participaram do encontro e 26 foram encaminhadas para uma oportunidade de emprego.

Esta é a terceira ação promovida pelo Tem Saída em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania com o objetivo de atender e dar suporte para mulheres vítimas de violência. A proposta é utilizar todos os equipamentos voltados ao atendimento do público feminino para apresentar o programa e sua atuação, além de cadastrar e atualizar a ficha das mulheres já cadastradas no programa.

Sobre o Tem Saída

Lançado em agosto de 2018, o programa é uma política pública voltada à autonomia financeira e empregabilidade da mulher em situação de violência doméstica e familiar. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, OAB-SP e ONU Mulheres.
O Tem Saída conta com o apoio de empresas privadas, que viabilizam vagas de emprego para as mulheres atendidas pelo programa. Esse conjunto de esforços busca promover a reinserção dessas mulheres no mercado de trabalho contribuindo para a independência financeira da mulher e o fim do ciclo de violência.
Para mais informações sobre o funcionamento e atendimento promovido pelo programa, acesse: www.prefeitura.sp.gov.br/temsaida

Sobre a Casa da Mulher Brasileira

Inaugurada em 11 de novembro de 1979, a Casa da Mulher Brasileira na cidade de São Paulo possui 3.659 m2 e atende 24 horas por dia para prestar serviços integrais e humanizados para mulheres em situação de violência. É a primeira desse modelo no Estado de São Paulo e a sétima no país.

As mulheres em situação de violência que procurarem o local, encontram serviços de acolhimento e escuta qualificada por meio de uma equipe multidisciplinar: Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) com ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência doméstica; Ministério Público, com atuação na ação penal dos crimes de violência; Defensoria Pública, com orientação às mulheres sobre seus direitos e assistência jurídica; Tribunal de Justiça, responsável pelos processos, julgamentos e execução das causas relacionadas à violência; um destacamento do programa Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Metropolitana para proteger as vítimas; e também um alojamento de acolhimento provisório para os casos de iminência de morte.

Atendimento em Libras, na Central de Intermediação, para atender mulheres surdas.
Contato: 11 3275-8000
Endereço: Rua Vieira Ravasco, 26 – Cambuci - São Paulo, SP
Horário de funcionamento: 24 horas

Por: Miguel Guedes 

Siga a SMDET nas redes sociais