Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho realiza encontro de funcionários e parceiros para apresentação de ações promovidas para a população

Iniciativa destacou os programas implementados nos últimos cinco anos, que resultaram em 6 milhões de atendimentos

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo realizou nesta terça-feira, 26 de julho, o Encontro dos Agentes do Desenvolvimento Econômico da Cidade de São Paulo com mais de 200 pessoas, entre funcionários e convidados, na Galeria Olido, sede do órgão. O evento teve como objetivo a troca de experiência entre os profissionais das áreas geridas pela secretaria e apresentação de ações promovidas à população da cidade.

“Nos últimos cinco anos, nossos programas contabilizaram 6 milhões de atendimentos ao trabalhador e empreendedor, além de qualificação profissional. Deste total, dois milhões de pessoas foram diretamente impactadas e conseguiram alavancar o seu negócio ou se recolocar no mercado de trabalho. Neste período conseguimos ampliar de maneira significativa o número de programas e equipamentos, aumento de sete para 42, mas principalmente elevar a qualidade dos serviços prestados aos paulistanos", declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. "Desta vez, nosso destaque vai para os POTs - Programa Operação Trabalho, que são programas que apoiam pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, como em situação de rua e com necessidades decorrentes do uso de crack e outras drogas, no mercado de trabalho, além de ofertar qualificação profissional. Atualmente, contamos com mais de 7 mil pessoas inseridas nestes programas e temos a projeção da criação de mais 14 mil bolsas até o final do ano, buscando diminuir cada vez mais as desigualdades sociais", complementa.

O Encontro dos Agentes do Desenvolvimento da Cidade de São Paulo também contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes, que enalteceu a posição da capital, que oferece ambiente favorável para os negócios e geração de trabalho. “São Paulo é a melhor cidade para trabalhar e empreender no país. Fomos umas das poucas cidades que a população trabalhadora teve menos perdas salariais e aumento do emprego. Também ampliamos o apoio aos empreendedores que desejam implementar seus negócios na capital, promovendo a desburocratização para que possam expandir suas empresas e com isso possam gerar mais empregos”, salienta o prefeito. "Os números aqui apresentados são expressivos e motivo de comemoração, o desafio agora é mantê-los em alta e com qualidade. São Paulo é um solo fértil para negócios, empreendedorismo e geração de renda, e nós queremos que todos possam germinar sementes e gerar novos negócios na nossa capital, e para isso é necessário muito trabalho e dedicação de todos os envolvidos", conclui.

A ação também destacou os atendimentos realizados nos últimos cinco anos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Dentre os 6 milhões de atendimentos realizados por órgãos como Ade Sampa, Fundação Paulistana, Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo e áreas como as de Desenvolvimento Econômico, Segurança Alimentar e de Agricultura, o segmento de empreendedorismo bateu recorde com mais de 315 mil atendimentos em 2021, período de retomada econômica diante da crise pandêmica, comparado aos anos anteriores.

O amplo trabalho contribuiu para a capital passar a contar, a partir de 2017, com mais de 20 edições dos mutirões de emprego pelo Contrata SP; programa Elabora de orientação ao trabalhador, bolsas Jovem e Tech, Cozinha Escola, rede de coworking Teia, Fábrica de Negócios, entre outros. Em qualificação profissional, o cidadão passou a ter acesso ao Portal Cate com mais de 100 cursos gratuitos em áreas como gastronomia, tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, gestão e saúde. Até junho deste ano, mais de 181 mil pessoas já tiveram oportunidade de aprimorar as habilidades profissionais por algum programa da Prefeitura de São Paulo.

Com uma rede de 26 postos do Cate, administrados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, mais de 400 mil atendimentos foram realizados em 2022 nos primeiros seis meses do ano. Os trabalhadores ainda podem contar com quatro unidades móveis que circulam diariamente pela cidade, em pontos periféricos para facilitar o acesso do público aos serviços como vagas de emprego, carteira de trabalho digital, orientações sobre cursos, entre outros.

 

 Fotos: @hilton_fotografo

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais