Prefeitura de São Paulo realiza primeira maratona hacker voltada para Cidades Inteligentes

Hackathon Ade Sampa - Cidades Inteligentes reuniu mais de 50 participantes em três dias de evento no Hub Green Sampa

A Prefeitura de São Paulo realizou a primeira edição do Hackathon Ade Sampa - Cidades Inteligentes neste final de semana. Entre sexta-feira (05) e domingo (07), o Hub Green Sampa foi palco da primeira maratona hacker da capital paulista voltada para Cidades Inteligentes. O programa é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, com execução da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), e apoio do vereador Marlon Luz, da Ibrawork, 99 e Ifood.

“As smart cities conseguem alinhar os avanços tecnológicos com o progresso social e ambiental, proporcionando aos cidadãos uma melhor qualidade de vida. Além de contribuírem para o meio ambiente, esses modelos de município também visam a diminuição do custo de vida, aprimoram os serviços públicos e tornam a comunicação entre os habitantes mais efetiva”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “O Hackathon Cidades Inteligentes apoiou a criação de soluções inovadoras que ofereçam suporte ao poder público e privado no desenvolvimento estratégico de infraestrutura, serviços, informação e geração de renda, atendendo às principais necessidades da Capital”, complementa.

Os três dias de evento reuniram mais de 50 participantes que atuam nas áreas de marketing, design, programação, desenvolvimento, comunicação, gestão e especialistas nas questões de qualidade de vida para moradores e visitantes de grandes centros urbanos, tais como: especialistas em espaços urbanos, em mobilidade urbana, em geração de emprego, entre outros. O Hackathon foi criado com o objetivo de desenvolver soluções inteligentes voltadas para Empregabilidade e Mobilidade Urbana.

Os três projetos vencedores receberam um aporte financeiro total no valor de R$ 60 mil. O primeiro colocado, a equipe Meu Quintal, apresentou uma solução para conectar produtores orgânicos, consumidores e entregadores da periferia e recebeu R$ 30 mil. O segundo colocado, a Equipe Quatys, recebeu R$ 20 mil e criou a ideia do aplicativo AcessAí, que traça problemas de acessibilidade na cidade de São Paulo para apoiar pessoas com dificuldade de locomoção. Já o terceiro lugar, que levou R$ 10 mil, a equipe Ruas apresentou uma solução para otimizar o trabalho de ONGs que conectam pessoas em situação de rua a vagas de emprego na capital paulista.

Uma cidade é considerada inteligente quando há impulsionadores de crescimento econômico sustentável, elevada qualidade de vida e gestão consciente dos recursos naturais, por meio de uma governança participativa e democrática. Por causa da crise econômica gerada pela pandemia, o Hackathon trouxe a proposta de uma ação integrada para a criação de soluções inteligentes que possam atender às necessidades da população.

“As Cidades Inteligentes contribuem para o desenvolvimento tecnológico aliado ao avanço social e cuidado com o meio ambiente, o que permite a melhoria dos serviços públicos e, ainda, a melhora na qualidade de vida da população. O Hackathon chegou em um momento de grande necessidade de atender essa demanda populacional, garantindo a aprimoração do desempenho dos serviços urbanos e permitindo a redução de custos e consumo”, explica o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

Conheça os vencedores

Primeiro Lugar - Equipe Meu Quintal - Desafio Mobilidade

O aplicativo tem o objetivo de conectar produção, consumidores e a logística sustentável de entrega (por meio de bicicleta) na periferia de São Paulo. A ideia da plataforma é fomentar o consumo e a economia local nas quebradas e, ainda, evitar que os entregadores se desloquem para o centro da cidade, onde chegam a pedalar até mais de 20 km por dia, se expondo a situações de risco.
Equipe: Aline - Cicloentregadora/Projetos; Carolina - Professora; Daniel - Cicloentregador/Delivery sem Fumaça; Leando - Empreendedor; e Lucas - Empreendedor.

Segundo Lugar - Equipe Quatys - Desafio Mobilidade
A equipe apresentou a ideia do aplicativo AcessAí, que tem o objetivo de democratizar a mobilidade urbana, promovendo uma forma mais acessível de locomoção para pessoas com deficiência motora. Com a plataforma, o usuário terá acesso a uma rota que mostrará locais que possuem ou não rotas com problemas de acessibilidade. O sistema utilizado será de inteligência artificial que vai reconhecer problemas estruturais usando imagens do Google Maps.
Equipe: Alexandre Okita - Dev Beck-End; Alexandre Petrachini - ML Engineer; Larissa Escaliante - Designer e Dev Mobile; Matheus Silva Business e Dev Full-Stack; e Lucas Varani - Dev Front-End.

Terceiro lugar - Equipe Ruas - Desafio Empregabilidade
A ideia é ajudar Organizações Não Governamentais (ONGs) a se conectar com pessoas em situação de rua que estão em busca de emprego, com objetivo de otimizar o trabalho desenvolvido por essas ONGs e conseguir fundos de investimento. Com a ideia do aplicativo desenvolvido pelo grupo, existiria a possibilidade, ainda, de acompanhamento da ação após a contratação dessas pessoas.
Equipe: Alexander A. Engenheiro de Software; Emerson Silva - Engenheiro de Software; Maria Luiza - Mestranda em Filosofia; e Milena Barbosa - Relações Públicas.

 

 

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