Programa municipal de artesanato atinge a marca de 3 mil empreendedores credenciados

Artesãos e manualistas da cidade podem acessar uma série de benefícios pelo programa

A Prefeitura de São Paulo conta com um programa de apoio ao setor de artesanato e manualidades da capital, o Mãos e Mentes Paulistanas. Lançado em 2019, a iniciativa tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais da cidade e atingiu a marca de 3 mil artesãos credenciados. O programa promove diversas atividades que fortalecem o ecossistema, além de estimular a inclusão produtiva, o acesso ao mercado e o desenvolvimento econômico local.

As ações são realizadas por eixos de atuação, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor para manter informações atualizadas; a promoção de cursos e oficinas de capacitação e o acesso ao mercado e participação em eventos. Para utilizar todos os serviços e recursos oferecidos, é necessário estar credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas.

“O Mãos e Mentes Paulistanas foi criado para consolidar a cidade de São Paulo como referência nacional em artesanato e manualidades. O conjunto de ações desenvolvidas pelo programa impulsionam o setor e mostram toda a riqueza e a diversidade da produção da nossa cidade”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Atingimos neste mês essa marca significativa de 3 mil empreendedores cadastrados no programa e o nosso objetivo é ter cada vez mais inscritos para que possamos apoiar a geração de renda e o fortalecimento do setor”, complementa.

Entre os empreendedores credenciados, está Agnaldo Tadeu da Silva, que começou a enxergar a geração de renda de outra forma após o início da pandemia. Graduado em administração, seguiu carreira profissional em diversas companhias até o ano de 2020. Ao conversar com um colega, descobriu o artesanato. Seu amigo produzia bolsas em costura criativa e Agnaldo passou a se encantar pelas produções. Com isso, alinhou suas ideias com a de seu colega e juntos deram início a To Jeans Bolsas e Acessórios. Em 2022, conheceu o Mãos e Mentes Paulistanas, e se interessou pelos benefícios gratuitos oferecidos. Efetuou seu credenciamento e se inscreveu no Curso de Qualificação promovido pelo programa.

“As aulas nos ajudaram muito, principalmente a questão de precificação. Saber precificar desde um pequeno parafuso, até algo abstrato como um pedaço de tecido, e finalmente o produto final, foram de extrema importância para tocar o meu negócio. A abertura do MEI também nos ajudou, pois enxergávamos o tema como um monstro, mas aprendemos que ele está ali para nos ajudar”, declarou Agnaldo.

Ao concluir as aulas, deu início a sua jornada de feiras e eventos de artesanato. “Graças a minha dedicação nas aulas, consegui construir uma rede de contatos, na qual todos se ajudam. Participamos juntos de feiras e pudemos expor o nosso trabalho. Além das feiras e quiosques oferecidos pelo programa, temos a oportunidade de conhecer pessoas incríveis com artes incríveis”, complementa.

É possível realizar o credenciamento on-line pelo link: www.prefeitura.sp.gov.br/maosementes . Após a inscrição no site, a equipe do Mãos e Mentes Paulistanas entrará em contato com o artesão para agendar o teste de habilidade, que será fundamental para comprovar a técnica do artesão.

O programa já realizou também diversas feiras na capital, contando com participação em eventos renomados do setor como a Mega Artesanal e o Salão do Artesanato.

O programa conta com três quiosques fixos, onde artesãos e manualistas podem comercializar os seus produtos. O primeiro está localizado dentro do Shopping Center Norte, na zona norte da Capital. Já o segundo está instalado no Mercadão das Flores, zona oeste, e o terceiro no Shopping Metrô Itaquera.

O setor é uma importante fonte de geração de renda para a população paulistana e uma parcela significativa dessas pessoas vive da produção e venda de artigos artesanais e de produtos desenvolvidos sem o apoio de máquinas.

Serviço
Inscrições Mãos e Mentes Paulistanas

Para artesãos e manualistas da cidade de São Paulo
Inscrições pelo link: www.prefeitura.sp.gov.br/maosementes  

 

Siga a SMDET nas redes sociais