Internautas podem indicar programas de aceleração da Prefeitura de SP para prêmio; participe

Indicações para o Green Sampa e Vai Tec acontecem por meio de voto popular, até 11 de setembro

 

Já está aberto o período de indicações para a premiação Startup Awards que prestigia os agentes mais importantes do ano no cenário do empreendedorismo digital do país. Os programas Green Sampa e Vai Tec, iniciativas da Prefeitura de São Paulo, podem ser indicados para duas das 15 categorias disponíveis. As indicações acontecem por meio de voto popular, até o dia 11 de setembro, através do site startupawards.com.br e a escolha das pessoas e empresas finalistas e vencedoras é feita pela Associação Brasileira de Startups, organizadora do prêmio.

A Prefeitura de São Paulo tem atuado cada vez mais com projetos e ações que promovem a inovação e o desenvolvimento econômico, tornando a Capital uma referência e tendo um local de destaque. o Vai Tec e o Green Sampa são programas que buscam justamente apoiar o potencial tecnológico de startups paulistanas, cada um em seu eixo. O primeiro, com foco em empreendedores das regiões periféricas da cidade e o segundo pensando nas iniciativas verdes. As iniciativas mostram como apoiamos os empreendedores de diferentes eixos, oferecendo tudo que eles precisam para começar, desenvolver e fortalecer os seus negócios", declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Os programas Green Sampa e Vai Tec são operados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), por meio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa). As iniciativas trabalham, respectivamente, com a consolidação de um ecossistema de economia verde através da construção de conexões e um programa de aceleração de startups e com a aceleração de de negócios de empreendedores de baixa renda que possuam ideias inovadoras, respectivamente. Ao longo das etapas, são promovidas palestras, workshops, mentorias gratuitas e encontros de networking.

Neste período de indicação, o Green Sampa participa da categoria Hub de Inovação, que busca um centro de conexão em que se reúnem empresas inovadoras com alto potencial de crescimento, além de fomentar o ecossistema de negócios verdes local e gerar oportunidade de conexão e negócios entre esses atores. Já o Vai Tec deve ser indicado para a categoria Aceleradora, que procura uma organização que agiliza o crescimento de startups, fazendo o papel de impulsionadora, com cases de sucesso.

“O engajamento da população neste momento é de extrema importância para buscarmos mais um reconhecimento para os programas Green Sampa e Vai Tec, o que possibilitará que outros empreendedores, munícipes e redes de fortalecimento desses setores conheçam as oportunidades oferecidas pela Ade Sampa. As duas iniciativas da Prefeitura integram políticas públicas de alto impacto para a cidade de São Paulo e fortalecer esse ecossistema de inovação e sustentabilidade permite a solidificação dessas políticas, além de garantir a geração de emprego e renda para a capital paulista”, pontua o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

Como participar

Para votar, os internautas precisam apenas realizar um login no site startupawards.com.br. 

Para escolher o Hub Green Sampa, basta ir até a categoria Hub de Inovação, digitar o nome da indicação e colar o link do site do programa: https://adesampa.com.br/greensampa/. 

No caso do Vai Tec o procedimento é semelhante: já logado no site, o internauta precisa apenas buscar a categoria Aceleradora, escrever o nome da indicação e colar o link: https://adesampa.com.br/vaitec7. 

Conheça o Green Sampa

O programa busca mapear empresas, startups verdes e stakeholders. Anualmente, oferta chamadas para aceleração e residência de empresas de tecnologias verdes, oferecendo qualificação em temas de gestão por meio de oficinas, masterclasses, mentorias individuais, rodadas de negócio e demodays. As startups aceleradas têm acesso ao Hub Green Sampa, no Centro de Inovação Verde Bruno Covas, um espaço exclusivo com infraestrutura completa para desenvolver seus negócios e expor produtos e soluções. 

O equipamento, onde os selecionados passam a ter residência, fomenta negócios sustentáveis, tecnologias verdes e qualificação profissional, além de contar com um TEIA, espaço colaborativo de trabalho gratuito para toda a população paulistana. Atualmente, o programa Green Sampa está na quarta edição.

Conheça o Vai Tec

O Vai Tec auxilia jovens da periferia da cidade de São Paulo a criar, desenvolver, validar e impulsionar empreendimentos inovadores e que utilizem tecnologia como parte essencial do modelo de negócio, promovendo o desenvolvimento local e a geração de emprego e renda na periferia da cidade de São Paulo. Os projetos que passaram pelo processo de aceleração contaram com assessorias personalizadas de acordo com a necessidade do empreendimento, além de rede de contatos e acesso a eventos, mentorias, conteúdos e recursos de parceiros.

O programa também oferece às empresas um aporte financeiro de R$ 39.600, que deve ser destinado para investimento no negócio, para a compra de equipamentos, contratação de mão-de-obra especializada, serviços de marketing e comunicação e o que mais o negócio precisar para crescer e se desenvolver. Isso faz que que a economia local seja movimentada, ampliando o poder deste investimento que passa a ser para além dos benefícios inerentes às empresas passando a ser também um componente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Este ano, o Vai Tec está na sétima edição.

 
 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais