Programa Green Sampa inicia atividades da quarta turma de aceleração e residência

Primeiro módulo aborda o tema “negócios para impacto” e contará com oito encontros

 

O Programa Green Sampa, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, deu início às atividades da quarta turma de aceleração na última segunda-feira (12). O encontro foi realizado no Centro de Inovação Verde Bruno Covas - Hub Green Sampa, onde os selecionados estão residentes durante todo o processo que dura dez meses. As atividades serão ministradas pela equipe do programa por meio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).


“A sustentabilidade é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço e está diretamente atrelado às iniciativas, atitudes e medidas que governos, empresas e a população tomam. Por este motivo, a Prefeitura de São Paulo tem buscado apoiar cada vez mais esse setor. Nosso objetivo é criar um futuro em que toda a cadeia produtiva, da empresa ao consumidor, continue operando da melhor forma possível, promovendo não só o apoio às startups verdes como também a geração de emprego e renda, o fortalecimento do ecossistema verde e a atração de negócios para a Capital”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.


A primeira etapa vai abordar o tema para o Módulo I “negócios para impacto”, com oito encontros entre oficinas e masterclasses. Na primeira oficina, realizada na segunda-feira, os participantes foram apresentados à “Teoria da Mudança”, uma metodologia que auxilia a pensar no negócio do curto ao longo prazo e é uma ferramenta fundamental para monitorar o impacto de um projeto. Ao final, eles tiveram uma visão clara de como aplicar a teoria na startup ou no produto trabalhado.

Para a quarta edição do Green Sampa foram selecionadas o total de 32 startups, 30 por chamamento público e dois pelo desafio de Hackathons focadas em soluções de economia sustentável. O processo é voltado para negócios que atuam nos eixos com foco em eficiência energética e indústria limpa, melhoria da qualidade do ar, da água e saneamento; ecoagricultura e segurança alimentar; mobilidade urbana e transporte; parques e áreas verdes; e ecoeficiência. No Hub Green Sampa, os negócios terão a chance de se desenvolver e fortalecer as atividades com acesso a um espaço exclusivo com infraestrutura completa para expor produtos e soluções.

A solenidade de abertura do programa aconteceu no dia 11 de agosto com a presença da titular da SMDET, Aline Cardoso, o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira, e as empresas que serão aceleradas, que assistiram a uma palestra sobre impacto social. Na última semana do mesmo mês os acelerados também receberam mentorias.

“É muito importante o apoio do poder público e a conexão que o programa proporciona junto ao setor privado para as startups de tecnologia verde se desenvolverem. A iniciativa da Prefeitura de São Paulo contribui para essas conexões e permite a criação de um solo fértil para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva o que garante a geração de emprego, renda e de uma cidade mais sustentável”, pontua o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

Green Sampa - Lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o programa busca mapear empresas, startups verdes e stakeholders. Anualmente, oferta chamadas para aceleração e residência de empresas de tecnologias verdes, oferecendo qualificação para modelagem no negócio por meio de oficinas, mentorias, rodadas de negócio e meetups.

Confira a programação do Módulo 1 - Negócios para impacto:


19 de setembro - MASTERCLASS | Teoria da Mudança - Apresentação de Case
06 de outubro - OFICINA | Empreendedorismo de Impacto Socioambiental
13 de outubro - MASTERCLASS | Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
10 de novembro - MASTERCLASS | Princípios do ESG
17 de novembro - OFICINA | Avaliação de Impacto Socioambiental
01 de dezembro - OFICINA | Investimentos de Impacto
08 de dezembro - MASTERCLASS | Certificações para Negócios de Impacto Socioambiental

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais