Prefeitura selecionará chefs para comercializarem seus produtos na zona central da Cidade

Ação faz parte do Festival Gastronômico Mário de Andrade que tem como foco a literatura brasileira e sua diversidade atual

A Prefeitura de São Paulo está com inscrições abertas para seleção de chefs para o Festival Gastronômico Mário de Andrade, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro, das 10h às 18h, na Praça Dom José Gaspar e Praça das Artes, zona central da cidade. O edital é voltado a comerciantes de comida de rua que trabalham com cozinhas típicas de imigrantes, revelando as ricas heranças culinárias dos países. As inscrições vão até 16 de outubro e podem ser feitas pelo link

“O Observatório da Gastronomia é um colegiado que tem como objetivo não só debater a cadeia gastronômica paulistana, mas também de promover a inserção dos nossos membros em eventos e ações da Prefeitura, promovendo a geração de renda no setor. Ações como estas são fundamentais para que possamos valorizar as principais vocações da cidade e apoiar os empreendedores que mais foram afetados durante a pandemia”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Serão selecionados nove profissionais para comercializarem comidas durante os dois dias de evento - sendo cinco vagas para comerciantes que disponham de equipamentos (barracas, food trucks ou food bikes) e três vagas para comerciantes que não tenham as estruturas mencionadas. A ação ocorre por meio de uma parceria das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Cultura. A participação dos chefs de cozinha no evento acontecerá por meio do Observatório da Gastronomia, espaço de articulação direcionado ao fortalecimento da cadeia da alimentação e da gastronomia, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Podem se inscrever comerciantes de todas as regiões de São Paulo e todas as todas as categorias - quem tem food trucks, food bike e barracas, com a temática “Cozinha dos povos imigrantes”, em homenagem às mais de 50 cozinhas de países que compõem o cenário gastronômico paulistano (com exceção da culinária oriental, de pratos árabes como shawarma e kebab, assim como de bebidas, que já estão contemplados no entorno), dando prioridade aos comerciantes imigrantes e refugiados.

Festival Mário de Andrade
Nos dias 21, 22 e 23 de outubro a Secretaria Municipal de Cultura promove a segunda edição do Festival Mário de Andrade, desta vez tendo como tema “Literatura e Artes na Pauliceia 2022”. Com foco na literatura brasileira e sua diversidade atual, o evento trará, entre outras atividades, palestras, debates, oficinas, saraus e slams com autores de todo o país. As atividades se concentram nos dois prédios da Biblioteca – o edifício-sede e o anexo, onde está localizada a Hemeroteca da instituição –, na Sala do Conservatório da Praça das Artes e na Praça Dom José Gaspar, com tendas e outros espaços de exposição e convivência.
O Observatório da Gastronomia também terá sua participação na Feira de Livros. Serão selecionados para estarem expostos e à venda na feira, obras com temática ligadas à alimentação, pertencentes aos membros que participam dos comitês do colegiado. Serão priorizados conteúdos voltados à diversidade da cultura alimentar paulistana de migrantes e imigrantes; às tradições alimentares; à alimentação saudável; ao aproveitamento total dos alimentos; ao combate ao desperdício; à agricultura familiar e agroecológica, entre outros aspectos relacionados à sustentabilidade.

Observatório da Gastronomia
O Observatório da Gastronomia é um espaço de articulação direcionado ao fortalecimento da cadeia da alimentação e da gastronomia. Trabalhando em conjunto com todos aqueles que atuam nesse setor, o Observatório visa potencializar os aspectos ligados à economia, cultura, segurança alimentar e sustentabilidade.

O Observatório da Gastronomia atua por meio de comitês temáticos, que têm o objetivo de unir a expertise dos diversos atores de forma a potencializar a busca por soluções no setor da alimentação.

Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, conta com a participação de órgãos e instituições municipais, associações, cooperativas, ONGs, instituições de ensino, sindicatos, chefs de cozinha, bares, restaurantes, empresas do setor de alimentação e de distribuição, comida de rua e produtores agrícolas.

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais