Prefeitura de SP atendeu mais de 180 donos de pequenos negócios na Feira do Empreendedor 2022

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho e seus parceiros marcaram presença no evento prestando serviços ao público


Nos dias 7 a 11 de outubro, a Prefeitura de SP mobilizou a Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, o Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo e o SP Afroempreendedor para participar da Feira do Empreendedor 2022, que ocorreu no SP Expo, zona sul da Capital. Alguns dos serviços oferecidos foram inscrições nos programas e cursos promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, orientação empreendedora, acesso a microcrédito, credenciamento ao afroempreendedor e formalização do MEI – Microempreendedor Individual.

Na feira, promovida pelo Sebrae, foram prestados 182 atendimentos aos participantes, incluindo 24 formalizados como MEI – Microempreendedor Individual. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo, Aline Cardoso, declara que “É muito importante estarmos presentes em eventos como este. Sempre procuramos chances de levar as ações promovidas pela Prefeitura e nossos parceiros para mais perto do público, então com certeza conseguimos extrair muitos benefícios mútuos. Muito do nosso trabalho é voltado para o fortalecimento de pequenos e microempreendedores em São Paulo, garantindo apoio, orientação, oportunidades de aperfeiçoamento, aprendizado e muito mais”.

Além das inscrições e credenciamentos, a Ade Sampa e o Cate facilitam diversos serviços práticos, como alteração, cancelamento do cadastro ou parcelamento de débitos do MEI, emissão de DAS - Documento de Arrecadação do Simples Nacional, declaração anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) e consulta CCM, CCMEI e CNPJ. Houve também atendimentos voltados àqueles que têm dúvidas, dificuldades ou querem expandir seu conhecimento na área, incluindo acesso ao COE - Ciclo de orientação Empresarial, encaminhamento para o Teia (um espaço colaborativo de trabalho) e orientação sobre configuração de senha web e notas fiscais.

Além da presença da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, os 45 mil metros quadrados do SP Expo receberam diversos palestrantes e cerca de 600 expositores de variados setores. Dentre eles, os músicos Negra Li e Toni Garrido, os ex-jogadores de futebol Cafu, que também foi capitão da Seleção, e Jakson Follmann, que contou seu exemplo de superação como sobrevivente da queda do avião da Chapecoense, além da influenciadora e empresária Bianca Andrade, dona da Boca Rosa Company. Outra atração da edição foi a Loja Colaborativa, em que mais de 400 empreendedores conveniados ao Sebrae em todo o estado de São Paulo puderam expor e vender seus produtos. No espaço, haviam também artesãos credenciados pelo Mãos e Mentes Paulistanas, programa de apoio ao setor da Prefeitura de São Paulo.

Para os amantes de tecnologia e redes sociais, a Feira do Empreendedor também ofereceu atrações interessantes. O TikTok foi embaixador da Feira, promovendo o espaço Arena TikTok, com uma programação diária de aulas ensinando donas e donos de pequenos negócios a usarem a plataforma para aproximar-se de seus clientes e impulsionar seu alcance. Além do evento presencial, visitantes de todo o país puderam participar do ambiente virtual do evento, transmitido pela plataforma Sebrae Experience, que contava com experiência realidade virtual, permitindo navegação em ambiente 3D de forma fácil e intuitiva, com acesso aos expositores, conteúdos e soluções.

 

Por Camila Sales Machado 

 

Siga a SMDET nas redes sociais