Prefeitura de SP participou da 4ª edição do Fórum Fashion Revolution

Evento híbrido contou com apresentação de ensaios teóricos aprovados e painéis de discussão sobre um futuro melhor e mais sustentável para a indústria da moda

Realizado pela quarta vez, o Fórum Fashion Revolution abordou os temas Dinheiro, Moda e Poder, contando histórias ocultas por trás da criação das roupas. A temática tem como objetivo gerar uma reflexão sobre a produção de peças e a sustentabilidade. Foram selecionados mais de 40 ensaios teóricos e 20 ilustrações para apresentação presencial ou digital durante o evento. O conjunto de trabalhos aprovados será publicado no formato de e-book que estará disponível para download gratuito. Além da apresentação dos ensaios, o Fórum contou com painéis online sobre as relações da moda com o clima e a tecnologia.

O fórum foi realizado na última sexta-feira, 21 de outubro, na Unibes Cultural, região Central da Capital. Aconteceram três painéis sobre as relações da moda com educação, cultura e ESG. Durante o encontro, a coordenadora de desenvolvimento econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Júlia da Motta, falou sobre as ações da Prefeitura de São Paulo de apoio ao setor da moda e costura.

Entre as ações citadas, estava o Fashion Sampa, programa que tem como objetivo criar oportunidades de emprego, geração de renda e qualificação dentro do setor da moda. Em parceria com o Instituto In-Mod, responsável pelo São Paulo Fashion Week, a Prefeitura de São Paulo já qualificou costureiras da Cidade Tiradentes, extremo leste da Capital. As beneficiárias já haviam participado do Curso de Moda e Costura da Fundação Paulistana e após a qualificação, puderam apresentar os seus trabalhos na passarela do São Paulo Fashion Week 2021.

“Os principais pilares do Fashion Sampa são a promoção da qualificação e a geração de renda dos trabalhadores que atuam no setor da moda e costura, seja por meio do emprego formal ou do empreendedorismo. O programa vem para fortalecer a cadeia da moda e oportunizar a inserção das pessoas mais vulneráveis neste setor, utilizando também as vocações econômicas da Capital”, declara a coordenadora de desenvolvimento econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Júlia da Motta.

O curso de qualificação profissional gratuito de Moda e Costura integra o programa Fashion Sampa, uma política pública da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, que incentiva o mercado da moda contribuindo com ações de qualificação profissional e geração de renda por meio do empreendedorismo e gestão de negócios na capital paulista. A Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura é responsável pela qualificação dos alunos. Os cursos acontecem no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais