“Cidade Pela Paz” traz oportunidades de emprego, empreendedorismo e cidadania para as ruas do Centro

O evento, que ocorre no dia 12 de novembro na rua Barão de Itapetininga, oferece mutirão social com diversos atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, vida profissional, beleza, cultura e mais

A Rede Social do Centro retomará as atividades do mutirão “Rua Cidadã”, no dia 12 de novembro (sábado), em toda a extensão da Rua Barão de Itapetininga, das 10h às 16h, após quase dois anos de interrupção por conta da pandemia. O evento faz parte do calendário da Virada Sustentável, na capital paulista. Diversos serviços serão oferecidos gratuitamente como orientação sobre o mundo do trabalho e incentivo ao empreendedorismo, realizados pela unidade móvel do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo presente no local.

“Como uma iniciativa para promover a empregabilidade, a geração de renda e o aumento das condições socioeconômicas dos cidadãos de São Paulo, o Cate sempre une esforços junto a sociedade civil organizada, aumentando o alcance dos nossos serviços e fazendo-os chegar a quem mais precisa”, salienta Armando Junior, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em exercício.

No “Cidade Pela Paz”, a equipe do Cate ajudará a população com dicas sobre processos seletivos, elaboração de currículo, qualificação profissional nas mais diversas áreas e oportunidades do MEI – Microempreendedor Individual.

O evento também possibilita emissão de documentos, orientação jurídica, atendimento ambulatorial, testes de glicemia, pressão arterial, HIV, vacina contra Covid, consultório na rua com ônibus para fazer avaliação da saúde bucal, distribuição de kit odontológico e corte de cabelo. O mutirão terá, ainda, ações de prevenção ao suicídio, acolhimento social e oferta de banho, alimentação, atividades lúdicas para crianças, enfrentamento à xenofobia e racismo. O evento também abordará a importância da saúde mental. Os voluntários farão uma ação em prol da paz: uma sensibilização para mostrar os pontos que provocam o ódio entre as pessoas e os valores que promovem harmonia entre os povos. Cada tenda terá um QRCODE com informações sobre comportamentos que fomentam a paz.

“A busca pela paz é uma necessidade urgente, não só pelo momento que estamos vivendo hoje no Brasil, mas por tudo o que acontece no mundo. Esse excesso de informação negativa afeta muita a saúde mental da população, especialmente, das pessoas que já são naturalmente mais vulneráveis. A internet muitas vezes tem sido um canal disfuncional, que exalta comportamentos violentos e que são reproduzidos em nosso dia a dia, em qualquer local de nossa cidade. Precisamos inverter esse caminho, com ações educativas, afetivas e mecanismos que enalteçam a fraternidade entre as pessoas, ainda mais em um momento alarmante de intolerância e ódio”, ressalta Daniel Checchio, coordenador da Rede Social do Centro.

Serviço

Cate Móvel no “Cidade Pela Paz”
Data: 12 de novembro
Local: Rua Barão de Itapetininga – Centro
Horário: das 10h às 16h

 

Siga a SMDET nas redes sociais