Mutirão de emprego do Mês da Consciência Negra atende afrodescendentes brasileiros e imigrantes

O Contrata SP – Consciência Negra conta com mais de 800 vagas voltadas à comunidade

 

Em iniciativa para impulsionar a inclusão da população negra no mercado de trabalho, nesta sexta-feira, 25 de novembro, ocorreu o Contrata SP – Consciência Negra, oferecendo cerca de 800 vagas de emprego para a comunidade. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que organizou processos seletivos com a presença de empresa no Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, na região central, com oportunidades nos setores de comércio, serviços e construção civil. O mutirão contou com ampla adesão do público, incluindo um grande contingente de imigrantes africanos.

“A taxa de desocupação da população negra no segundo trimestre deste ano apontava o índice de 10,9%, em comparação com a de pessoas brancas que chegou a 7,3%, de acordo com dados da PNAD. Para minimizar esse problema, estamos atuando para diminuir esse número e também a desvantagem que esses indivíduos enfrentam no mercado de trabalho, oferecendo oportunidades voltadas especificamente para este grupo. A redução da desigualdade e o crescimento profissional de pessoas negras é também importante para o desenvolvimento socioeconômico da cidade”, explica o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Junior, que esteve presente ao evento.

Por volta de 200 pessoas compareceram ao mutirão só na parte da manhã desta sexta. Após concluir a primeira etapa do processo seletivo em que se inscreveu, um dos presentes, Inácio Afonso, contou sobre sua primeira experiência na ação. “A orientadora fez uma explicação sobre o funcionamento da empresa e das vagas oferecidas, agora é aguardar. Me senti muito bem tratado, gostaria que eventos como esse acontecessem com maior frequência”.

O Contrata SP também conta com a oficina do Elabora, em que são oferecidas orientações e dicas sobre mercado de trabalho e entrevistas de emprego. Luis*, que participou da oficina, qualificou como “Uma experiência enriquecedora, que ajuda a tirar dúvidas sobre processos seletivos. Minha maior dificuldade era me sentir acuado diante do entrevistador, mas depois de receber as instruções você fica mais confiante”.

Assistência a imigrantes

Entre os imigrantes que compareceram, Rui Alfredo, de Moçambique, declarou: “Considero muito importante essa atenção que nós imigrantes estamos recebendo aqui para ter um direcionamento ao trabalho digno. Para os meus conhecidos que não falam português, eu percebo que existe uma dificuldade ainda maior. Mas muitos já estão tendo aulas e acredito que em breve estarão dominando a língua”. Porém, ele se mostrou otimista ao ir embora: “Tenho fé que vou prosperar, vou dar um futuro melhor para a minha família e ajudar no desenvolvimento do Brasil também”, disse.

Gilberto*, que carregava uma criança de colo ao sair da sala de orientação, complementa: “Para mim, o processo seletivo aqui no Cate é muito diferente dos outros lugares, por ser mais acolhedor e humanizado. Algumas funcionárias daqui até mesmo se disponibilizaram para ficar com o meu filho enquanto eu estava na sala, o que ajudou muito. Foram extremamente gentis”.

Esta edição também contou com uma comitiva com refugiados afegãos, que estão no Brasil há cerca de dois meses e contaram com a ajuda de tradutores para auxilia-los nas inscrições e processos seletivos.

*Em preservação a identidade de imigrantes em situação de refúgio, os nomes foram alterados.

Serviço

Contrata SP – Consciência Negra
Dia: 25 de novembro
Hora: até às 17h
Local: Cate Central
Avenida Rio Branco, 252, Centro
Documentos: RG, CPF, carteira de trabalho (que pode ser a versão digital) e cópias de currículo

 

 

 

Por Camila Sales Machado 

 

Siga a SMDET nas redes sociais