II Feira de Empreendedorismo Imigrante contará com orientação sobre negócios e produção artesanal

O evento da Prefeitura de São Paulo será realizado nos dias 8 e 9 de dezembro na região central

A Prefeitura de São Paulo realiza nos dias 8 e 9 de dezembro a 2ª Feira de Empreendedorismo Imigrante no Largo do Arouche, região central. Em iniciativa intersecretarial, o evento reúne atividades promovidas pelas secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção Trabalho Decente, e Desenvolvimento Econômico e Trabalho, com o objetivo de implementar ações do Grupo de Trabalho Municipal de Inclusão Econômica e Produtiva da População Imigrante – GTMigra. O evento, também, conta com o apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Associação Latino Americana de Cultura (ALAC).

O evento é aberto ao público e contará com serviços de orientação ao empreendedor ou para quem deseja iniciar um negócio pela equipe da Ade Sampa, agência ligada à SMDET. O programa Mãos e Mentes Paulistanas de fomento ao artesanato estará com exposição e venda de artigos no local. Outo objetivo é dar visibilidade para a diversidade cultural das comunidades imigrantes, como forma de fomentar sua integração na cidade e combater a xenofobia. Também haverá área de alimentação e atrações musicais.

O programa Elabora, da Fundação Paulistana estará presente apenas no dia 08 de dezembro, divulgando e orientando sobre os cursos de capacitação profissional da instituição. o Elabora tem como objetivo principal o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e comportamentais (softskills e hardskills).

A ação também contará com a unidade móvel do CRAI - O Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes, que ofertará orientações para atendimento em regularização migratória, orientações sobre acesso a direitos, referenciamento com a rede de serviços.

O evento terá adiversas atrações culturais e gastronômicas como a participação de feirantes imigrantes, selecionados pelo edital lançado pelo Programa Mãos e Mentes Paulistanas. Das seguintes nacionalidades: Argentina, Togo, Venezuela, Boliviana, Chilena e Sudanesa.

Serão vendidas comidas típicas dos países de origem e bebidas (não alcoólicas), os partcipantes foram agraciados pelo edital da SMDHC, confira as nacionalidades dos beneficiários:  Peru, Bolívia e República Democrática do Congo. 
 

Sobre o Mãos e Mentes Paulistanas

O Programa Mãos e Mentes Paulistanas possui como objetivo a melhoria da atividade econômica e social dos empreendedores artesanais e manualistas paulistanos, o programa promove diversas atividades que fortalecem o ecossistema além de estimular a inclusão produtiva, o acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local.

Sobre a Ade Sampa
A Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento – vem para fortalecer e apoiar as pessoas que têm, ou querem abrir, um negócio nas periferias da cidade de São Paulo. Com o objetivo de atender e acompanhar esses empreendedores desde o início de sua jornada.

Grupo de Trabalho Municipal de Inclusão Econômica e Produtiva da População Imigrante – GTMigra

O Grupo visa promover a inclusão econômica e produtiva da população imigrante da cidade de São Paulo, por meio da implementação coordenada de políticas públicas de trabalho, emprego, renda e empreendedorismo.

Sobre o Programa Elabora

O Programa Elabora é uma ação da Prefeitura de São Paulo, por meio da Fundação Paulistana e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, com oficinas de preparação profissional em todas as regiões da capital para as pessoas que estão em busca de uma oportunidade ou pretende ou reintegrar no mundo do trabalho. As oficinas estimulam o desenvolvimento de competências relacionadas à personalidade e comportamento do futuro profissional, trabalhando em aspectos ligados à forma de se relacionar e interagir com as pessoas no ambiente de trabalho e, por consequência, a melhora da produtividade.


Serviço:
Festival 2ª Feira de Empreendedorismo Imigrante
Dias: 08 e 09 de dezembro
Horário: das 10h às 18h
Local: Largo do Arouche, região central de São Paulo

 

Por: Thiago Luscri

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais