Plano SP 2040 é apresentado em reunião do Conselho Municipal de Ciências e Tecnologia

 Por : Solange Borges

Os membros do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação – CMCT&I, ligada à Semdet- Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, acompanharam no, dia 11, a apresentação da diretora do Departamento de Urbanismo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Nilza Maria Toledo Antenor, sobre o Plano SP 2040 – A Cidade que queremos. O tema foi desenvolvido durante reunião periódica do Conselho na Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
 

A diretora reforçou o empenho de toda a equipe na elaboração do estudo estratégico para a cidade de São Paulo. “O plano é de longo prazo, pois uma cidade não se transforma em curto espaço de tempo. São necessárias décadas para que possamos detectar as mudanças. São Paulo tem suas características e herdamos diversos problemas causados pela continua urbanização”. Nilza Maria, no entanto, esclareceu que o SP 2040 tem como proposta a busca pelo consenso, estando aberto para a participação da sociedade. “Não será algo impositivo. Todos podem dizer em que tipo de cidade deseja estar nas próximas décadas”.

A ação é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, e tem o apoio de equipe técnica de especialistas por meio da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo. O plano está alicerçado em cinco eixos: coesão social, desenvolvimento urbano, melhoria ambiental, mobilidade e oportunidade de negócios.

O coordenador de Desenvolvimento Econômico da Semdet, José Alexandre Sanches, ressaltou a importância do plano SP 2040 ter sido debatido na reunião do CMCT&I. “Aqui também congregamos pensamentos diversificados que podem contribuir com esse trabalho. A Semdet é participante desse processo e vê como imprescindível, estruturar planos para que se consiga ter a cidade que todos almejam viver”.