Observatório da Gastronomia celebra quatro anos de existência com debates e apresentações de resultados

Encontro promoveu a discussão sobre diferentes temas relacionados à gastronomia, além de apontar as ações e necessidades para 2023

 O Observatório da Gastronomia, colegiado vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho que fortalece a cadeia da alimentação e da gastronomia da cidade, realizou nesta quarta-feira, 14 de dezembro, um evento de celebração aos quatro anos de sua criação. O encontro contou com a presença de autoridades, membros do observatório e atores do setor para a troca de ideias e o debate sobre assuntos relacionados ao tema.

“São Paulo é uma das principais capitais da Gastronomia em toda a América Latina. Aqui, temos mais de 25 mil estabelecimentos gastronômicos, quase 300 mil profissionais atuando na área, são números expressivos que reforçam a vocação da cidade neste segmento”, comentou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Por isso, criamos o Observatório em 2018, justamente para entender melhor as necessidades destes atores para impulsionar e fortalecer o setor. No entanto, o cenário mudou e as necessidades também, o colegiado foi uma importante ferramenta para dialogar com os atores durante a pandemia, e será ainda mais crucial para a retomada econômica do setor gastronômico em 2023”, finalizou.

Organizado na Praça das Artes, no Centro Histórico da cidade, o evento teve a presença do poder público e sociedade civil, que apresentaram iniciativas nos eixos social e sustentabilidade, qualificação profissional, imagem e patrimônio, comida de rua, rotas e turismo gastronômico.

Na segunda etapa do encontro, os convidados puderam participar de um debate promovido pelo recém-lançado Fórum de Discussão do Observatório da Gastronomia, um instrumento de recepção de propostas, projetos e iniciativas dos Comitês Temáticos do Observatório. O debate foi uma oportunidade para os atores discutirem e apontarem as necessidades e desafios para 2023.

Portaria do Prêmio Gastronomia Social - SP

No evento também foi realizado o ato simbólico de assinatura da portaria de criação do Prêmio de Gastronomia Social da Cidade de São Paulo. O concurso visa reconhecer e premiar iniciativas que criam oportunidades e combate às desigualdades sociais por meio da gastronomia, além de incentivar e dar visibilidade para as práticas desenvolvidas.

A proposta é que a premiação seja realizada anualmente, com inscrições via edital a ser desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico. O documento vai indicar quais as regras, critérios, requisitos e categorias. As candidaturas serão submetidas em uma avaliação de um júri de 10 membros, sendo cinco do poder público e cinco da sociedade civil e setor privado.

Participaram do evento personalidades relevantes no setor como o diretor executivo da Mundo Mesa, Georges Schnyder, a empreendedora social e co-criadora do Gastronomia Periférica, Adélia Rodrigues, o diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Percival Maricato, o diretor da Associação Nacional de Restaurantes, Rodrigo Alves, e a vereadora Sandra Santana.

Sobre o Observatório da Gastronomia
Espaço de articulação direcionado ao fortalecimento da cadeia da alimentação e da gastronomia. Trabalhando em conjunto com todos aqueles que atuam nesse setor, o Observatório visa potencializar os aspectos ligados à economia, cultura, segurança alimentar e sustentabilidade.

A iniciativa atua por meio de comitês temáticos, que têm o objetivo de unir a expertise dos diversos atores de forma a potencializar a busca por soluções no setor da alimentação. O colegiado conta com a participação de órgãos e instituições municipais, associações, cooperativas, ONGs, instituições de ensino, sindicatos, chefs de cozinha, bares, restaurantes, empresas do setor de alimentação e de distribuição, comida de rua e produtores agrícolas.

Pilares de atuação:

Negócios e Talentos: Identifica e potencializa as oportunidades de negócios e de qualificação de talentos na cadeia gastronômica.

Segurança Alimentar e Nutricional: Atua em todos os elos da cadeia. Combate ao desperdício, produção sustentável, adequação da legislação sanitária e acesso à alimentação de qualidade.

Imagem e Patrimônio Cultural de São Paulo: Fortalece e consolida a imagem da cidade de São Paulo como a capital da gastronomia.

Cultura e Cidadania: Promove o intercâmbio entre a cultura gastronômica paulistana e a mundial, trabalhando a gastronomia como ferramenta de impacto social.

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais