Programa Bolsa Trabalho vence o Premia Sampa 2022

O prêmio tem como objetivo reconhecer servidores municipais que fortaleçam a inovação na Prefeitura de São Paulo.

O programa Bolsa Trabalho, que oferece 10 mil vagas de inclusão produtiva para as pessoas em situação de rua e em alta vulnerabilidade social, foi o vencedor do Premia Sampa 2022 na categoria Larga Escala. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 12 de dezembro, na sala do Conservatório da Praça das Artes, região central. Ao todo, o Premia Sampa recebeu mais de 90 inscrições, sendo 12 delas na categoria Larga Escala. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho foi representada no evento pelo diretor de Qualificação Profissional da Coordenação do Trabalho, Rodrigo Medeiros.

As primeiras edições do evento foram realizadas em 2007 e 2008, com o nome de Prêmio São Paulo Cidade e desde então contempla projetos relevantes para a capital, além de reconhecer os servidores e multiplicar experiências bem-sucedidas. A ação é e executado por meio de ação conjunta das secretarias municipais de Gestão e Inovação e Tecnologia. Nas últimas edições, o prêmio recebeu em média 150 inscrições por ano, divididas entre as categorias: Larga Escala, Iniciativas Locais, Processos Internos, Políticas Públicas, Linguagem Simples e Inovação Aberta.

O programa Bolsa Trabalho concorreu nesta categoria por obedecer aos seguintes requisitos: ter diversas secretarias envolvidas, priorização na agenda política, recursos investidos e abrangência territorial. “Ter este projeto reconhecido e premiado em um evento tão importante como o Premia Sampa nos dá muito orgulho e mostra que os resultados positivos são alcançados quando há o engajamento de todos. No fim quem ganha mesmo é a população” comenta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso. “Para que este projeto funcione, todas as alianças intersecretariais são importantíssimas, além do suporte imprescindível do Governo do Estado de São Paulo. Foram muitas articulações entre as áreas como assistência social, saúde, acolhimento humanizado, gerenciadoras para oferecer o melhor ao público atendido”, conclui.

O Projeto Bolsa Trabalho PopRua está inserido nas atividades do Programa Reencontro e nasce de uma parceria com o Governo do Estado. É um esforço intersecretarial, coordenado pela Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Ao serem selecionados, os participantes recebem uma capacitação nas áreas administrativas e de apoio em equipamentos da Prefeitura, além de trabalharem suas habilidades socioemocionais e promover a formação pessoal e cidadã de cada um. Durante cinco meses, o beneficiário recebe uma capacitação profissional em uma área de sua escolha e recebe uma bolsa-auxílio de R$ 540. A jornada de trabalho e capacitação é de quatro horas diárias, entre segunda e sexta-feira.

Categorias do Premia Sampa 2022 e seus vencedores


Categoria Larga Escala

1 - Inovações no Bolsa Trabalho para a população em situação de rua - Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos;
2 - Programa de residência em gestão pública - Secretaria de Gestão;
3 - Novo modelo de cargos em comissão e funções de confiança - Secretaria de Gestão;

Iniciativas Locais

1 - Projetos curriculares integrados: proposta integral, integral e integradora - Secretaria de Educação;
2 - Saídas pedagógicas: a escuta das crianças e o acesso à cultura na cidade de São Paulo - Secretaria de Educação;
3 - Plano de gestão do Arquivo Histórico Municipal 2021-2024 A nova gestão pública em escala local - Secretaria de Cultura;

Processos Internos

1- Painéis de gestão e monitoramento - Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social;
2 - A acreditação institucional de ouvidorias do SUS: Certificação para a rede de ouvidorias da Cidade de São Paulo - Secretaria de Saúde;
3 - Tornar público o processo OGM - Controladoria Geral do Município;

Políticas públicas
1 - Aprimoramento da rede de atenção à saúde integrada do público LGBTQIA+ - Secretaria de Saúde;
2 - Programa uniforme e material escolar - Secretaria de Educação;
3 - Plataforma Participe+ - Casa Civil em parceria com a Secretaria de Governo Municipal;

Linguagem Simples

1 - Ponto final ao abuso sexual no transporte público de São Paulo - São Paulo Transporte e Secretaria de Transportes;
2 - Cartas de serviços ao cidadão - A melhoria na informação como base para a excelência no atendimento ao público - Secretaria de Inovação e Tecnologia;
3 - Programa educativo: Viva a vida com diabetes na Cidade de São Paulo - Secretaria de Saúde;

Menções honrosas

- Elaboração de painéis indicadores sob a evolução da pandemia da Covid-19;
- Distribuição de vacinas desafios antes e pós-pandemia;
- Projeto De Olho na Fila;
- Vacina ao Alcance de Todos;

Sobre o Bolsa Trabalho

Os participantes do Bolsa Trabalho prestam 20 horas de serviços semanais para órgãos públicos, durante o período de cinco meses. Entre os cursos de qualificação profissional estão: jardinagem, zeladoria, artesanato, competências socioemocionais e gastronomia.

Os integrantes foram selecionados atendendo a requisitos como estar desempregados, sem receber seguro-desemprego ou outro programa assistencial semelhante, com renda de até meio salário-mínimo por integrante da família. Precisam ainda residir no Estado de São Paulo há no mínimo dois anos e ter somente um beneficiário por núcleo familiar.

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais