Beneficiários do Bolsa Trabalho revitalizam praça na zona norte da cidade

Programa que ocorre desde agosto, em parceria entre a Prefeitura e Governo do Estado de São Paulo, reúne pessoas em situação de rua e em alta vulnerabilidade social

O Programa Bolsa Trabalho, realizado pela Prefeitura de São Paulo em parceria com o Governo do Estado, está em andamento desde agosto deste ano contando com cerca de 10 mil pessoas em situação de rua e em alta vulnerabilidade social. A iniciativa intersecretarial busca capacitar os participantes para reinserção no mercado de trabalho com atividades como zeladoria, rotinas administrativas, suporte operacional, cultivo de hortas, higienização e limpeza e jardinagem. Os beneficiários participam de 20h semanais de qualificação profissionais e recebem auxílio de R$ 540, podendo permanecer por até cinco meses.

“O Bolsa Trabalho é uma ação que ocorre em várias frentes visando oferecer novas perspectivas de vida para os participantes. São pessoas que precisam resgatar suas histórias e passarem a ser protagonistas na sociedade. Nesse período de cinco meses puderam ter contato com várias ações que os prepararam nos aspectos socioemocionais e de capacitação em diversas atividades profissionais, visando a inserção no mundo do trabalho, seja no emprego formal ou no empreendedorismo”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Entre as atividades de zeladoria estão a revitalização de espaços como praças públicas. Os bolsistas que realizam suas atividades no polo da Subprefeitura da Brasilândia, participaram do projeto Semear e Plantar, que tem como intuito revitalizar uma área verde.

A Praça Celso Gilberto de Oliveira passou por limpeza e zeladoria, preparação e adubação da terra e recebeu mudas de plantas. “Estou no programa com o intuito de ter mais experiência para voltar ao mercado de trabalho com o currículo melhor. Tive depressão antes de estar nessas atividades e fico muito feliz de poder desenvolver outras habilidades como a jardinagem e poder pensar em novas perspectivas”, salienta Silmara Queirós, uma das beneficiárias do programa Bolsa Trabalho.

 

 Por: Thiago Luscri

Siga a SMDET nas redes sociais