Com desfile de moda, alunos do programa Fashion Sampa participam de formatura no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

Evento celebrou a formação de 70 pessoas no segmento de moda, corte e costura, e contou com a presença do fundador e diretor criativo da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges

 

Na última terça-feira (20), o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes foi palco da formatura dos alunos do curso de Moda e Costura da Fundação Paulistana e do programa Fashion Sampa da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico. As iniciativas, desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, e a parceria com o Instituto In Mod, foram responsáveis pela capacitação de 70 pessoas das regiões leste e norte da Capital.

“O setor de moda e costura é uma das vocações de Cidade Tiradentes, sendo um dos cursos mais buscados pelos moradores da região no centro cultural. Por isso, nós sempre buscamos ampliar e dar ainda mais preparo para os que já passaram pela capacitação, complementando também com o contexto de empreendedorismo e gestão de negócio, incentivando a formalização, a profissionalização e a geração de renda por meio da economia criativa”, comentou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Os alunos dos cursos Cria Costura – Aceleradora Criativa e Cria Costura – Empreendedorismo, puderam exibir no teatro do CFCCT algumas obras autorais para os convidados. Além disso, a turma do curso básico da Fundação Paulistana promoveu um desfile com as peças para o público infantil desenvolvidas durante as aulas. Em seguida, o professor responsável do Cria Costura, o estilista Jefferson Assis, exibiu um vídeo na íntegra do desfile do programa no Festival São Paulo Fashion Week IN_PACTOS 2022.

O idealizador e diretor criativo do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, participou de toda a formatura e compartilhou um pouco do conhecimento com os alunos. “A criatividade está em todos os lugares, é só sabermos olhar o eixo e colocar a potência neste motor criativo que existem em todas as pessoas. Quando eu vejo este momento de celebração, após ver dois desfiles do Cria Costura no São Paulo Fashion Week, mostra que estamos no caminho certo, quebrando estes muros invisíveis que distanciam o centro da periferia, trocando este eixo”, declarou Paulo Borges.



A parceria e realização do curso continuarão em 2023 com cerca de 100 vagas disponíveis. A previsão de locais que receberão as turmas serão Cidade Tiradentes e Brasilândia, extremos leste e norte da cidade. Novas informações serão divulgadas em breve nos canais oficiais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Participaram também da formatura o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Junior, a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel, e a gestora do CEU Paz, Alessandra Ferrari.

Por: Miguel Guedes

Siga a SMDET nas redes sociais