Mais de 600 técnicos e auxiliares na área da saúde são formados pela Prefeitura de São Paulo

Escola Makiguti ofereceu seis opções de cursos técnicos na área da saúde em sua sede, na zona leste, e na unidade descentralizada, na zona norte

A Escola Municipal Professor Makiguti, uma das grandes referências na formação de técnicos na área da saúde do Estado, concluiu nos dias 20 e 21 de dezembro, a formação de 626 alunos em nível auxiliar e técnico nos cursos de análises clínicas, saúde bucal, cuidador de idosos, farmácia, hemoterapia e gerência em saúde. Os formandos puderam se graduar na sede da instituição, em Cidade Tiradentes, e no Núcleo I da escola, localizado em Santana, zona norte.

Inaugurada em 2005, a Escola Makiguti, da Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, já formou mais de 15 mil profissionais, entre técnicos e auxiliares ao longo dos 17 anos de atuação, sendo a única escola técnica em saúde pública municipal. Após a conclusão dos três módulos do curso (três semestres), os profissionais recebem duas certificações, estando aptos a trabalhar como auxiliares e técnicos em todo o território nacional.

As duas cerimônias, realizadas nas zonas leste e norte da cidade, contaram respectivamente com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso e do secretário adjunto, Armando Junior, além da diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel. Os formandos puderam colar grau, fazer o tradicional juramento e comemorar ao lado de amigos e familiares.

“A Makiguti é uma referência na formação de grandes profissionais na área da saúde. Os alunos que concluem o curso na escola conseguem duplicar, ou até mesmo triplicar, a renda per capta de sua família. Isso é desenvolvimento econômico, é capacitação, é giro de economia, é criação de oportunidades e diminuição das desigualdades”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Makiguti Núcleo Norte I
Em Agosto/2021, a Escola Makiguti ganhou o seu primeiro núcleo descentralizado, oferecendo dois cursos em Santana, na zona norte: Farmácia e Saúde Bucal. As aulas acontecem no contraturno de funcionamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Prof. Derville Allegretti, numa parceria intersecretarial, da SMDET com a SME, que vai permitir a ampliação da capilaridade da profissionalização técnica.
Esta foi a primeira remessa de alunos com graduação técnica formada pelo núcleo descentralizado.

Sobre a Fundação Paulistana

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, é responsável pela gestão da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti, Makiguti Núcleo Norte I e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância, em setores estratégicos para o município. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos ao longo de seus 18 anos de existência.
Atualmente, a Fundação oferece cursos de Análises Clínicas, Gestão em Saúde, Farmácia, Cuidador de Idosos, Hemoterapia e Saúde Bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais