Encontro virtual reúne mais de 300 pessoas de entidade parceira no programa Bolsa Trabalho

Reunião on-line mostrou cases de sucesso do poder público, de empresas e terceiro setor

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, participou nesta quinta (22) do encontro virtual da organização Rede Cidadã. O evento reuniu mais de 300 colaboradores de várias cidades do país para um balanço das atividades do ano. A entidade atua junto à Prefeitura de São Paulo no programa Bolsa Trabalho, partilhando com a Fundação Porta Aberta e o Instituto Vista, o gerenciamento de ações de capacitação profissional e trabalho para cerca de 10 mil pessoas em situação de rua e alta vulnerabilidade social.

“A capital paulista tem números expressivos em praticamente todos os indicadores, seja de população, PIB, empego, mas também temos questões delicadas na mesma proporção como as pessoas em vulnerabilidade social, que passaram por agravamento durante a fase crítica da pandemia. A fim de minimizar este problema surgiu o programa Bolsa Trabalho, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura que em agosto mobilizou diversos órgãos para atender por volta de 10 mil pessoas em situação de rua e alta vulnerabilidade”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Junto com vários atores sociais, escutas de diversas entidades, e após chamamento público, também contamos com a Rede Cidadã que trouxe sua expertise para nos ajudar a transformar vidas e hoje colhemos diversas histórias de superação dessas pessoas”, conclui.

Durante a reunião virtual, foram também destacados outros cases de sucesso como o que envolve aprendizes na prefeitura de Nova Lima, em Minas Gerais, e dos setores privado e terceiro setor, como na Ambev e Centro de Integração Empresa-Escola –CIEE.

Segundo o diretor executivo da Rede Cidadã, Fernando Alves, as atividades on-line, que começaram na pandemia, trouxeram a oportunidade de reunir com mais frequência colaborares de diversas regiões do país para ampliar a troca de experiência na entidade. “De algo pontual naquele momento mais grave da pandemia, agora temos a oportunidade de reunir no encontro de fim de ano um grupo amplo que pode ter acesso aos nossos parceiros, trazendo suas experiências em diversos programas. É uma oportunidade também para aprimorarmos nossos trabalhos para os próximos desafios”, afirma.

 

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais