Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda se reúne para acompanhar balanço de ações e projeções para 2023

O grupo composto por membros da área pública e da sociedade civil atua no acompanhamento das ações de empregabilidade e geração de renda na Capital

Nesta segunda-feira, 30 de janeiro, os membros do Conter - Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda realizaram uma reunião on-line a fim de acompanhar o balanço das ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, além de iniciar as discussões para o ano vigente. Participaram da reunião Marília Silva Alves de Castro, da Associação Comercial de São Paulo, Dilson Ferreira, do PNBE - Pensamento Nacional das Bases Empresariais, Josimar Andrade de Assis, da UGT – União Geral dos Trabalhadores do Estado de São Paulo, entre outros. O Conter atua desde 2021 na Capital e é responsável por orientar e controlar o Funter - Fundo Municipal do Trabalho, Emprego e Renda.

A presidente do Conter, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, conduziu a reunião destacando algumas ações relevantes de 2022 como os resultados de geração de renda para a população em vulnerabilidade social. “Estamos com aproximadamente 18 mil pessoas em alta vulnerabilidade social ou em situação de rua beneficiadas por nossos programas. Seja no Bolsa Trabalho, que tem parceria com o Governo do Estado de São Paulo, ou no Programa Operação Trabalho essas pessoas estão tendo a possibilidade de gerar renda e também contar com capacitação profissional para voltar ao mercado de trabalho ou atuar no empreendedorismo”, salienta. “Para este ano pretendemos manter esse número de vagas a fim de priorizar a qualidade dos programas executados. Nas nossas estimativas cerca de 20% das pessoas em situação de rua na cidade, com base nos números oficiais disponibilizados sobre essa população, estão podendo contar com esse acompanhamento, trazendo maior chance de reinserção na sociedade”, conclui a secretária.

Durante o encontro on-line também foram relatadas as ações de empregabilidade como os mutirões do Contrata – SP, que contam com o apoio do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo. Foram 14 mutirões em 2022, com mais de 8 mil vagas de emprego para públicos como pessoas com deficiência, mulheres em situação de violência doméstica e familiar, pessoas com mais de 50 anos, entre outros.

Os conselheiros ainda tiveram acesso à atuação da SMDET na área de qualificação profissional pelo Portal Cate e Fundação Paulistana, órgão ligado à secretaria. Mais de 127 mil certificados foram emitidos pela plataforma on-line, que oferece cursos gratuitos nas áreas de tecnologia, gastronomia, meio ambiente e sustentabilidade, entre outros. Somente pela Fundação Paulistana foram cerca de 50 mil qualificações em todas as atividades oferecidas em São Paulo.

A próxima reunião do colegiado está prevista para março deste ano.

Funter

O Funter tem a finalidade de financiar programas, projetos, ações e serviços do Sine - Sistema Nacional de Emprego, ligado ao governo federal, bem como custear as despesas com organização, implementação, manutenção, modernização e gestão deste sistema.

O Fundo Municipal é vinculado e administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Coordenadoria do Trabalho, e acompanhado pelo Conter. O Conselho é composto por 12 membros titulares em igual número de representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do poder público.

Mais informações sobre o Conter aqui

Por: Solange Borges

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais