Beneficiárias do POT - Mães Guardiãs participam de oficina voltada ao cooperativismo

A ação busca auxiliar na reinserção das participantes no mercado de trabalho e à geração de renda

No último dia 8 de fevereiro foram realizadas oficinas sobre cooperativismo para as integrantes do Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs. Promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, as atividades integraram o Contrata SP, mutirão de empregabilidade destinado às beneficiárias que estão se desligando do programa. Na ocasião, as mulheres puderam participar de processos seletivos e de atividades de orientação como preparar um currículo adequado, entrevistas de emprego, entre outras.

As oficinas sobre cooperativismo foram ministradas pela equipe do programa SP Coopera e da Ocesp – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo, especializados no setor cooperativista. Com o intuito de dar suporte às mães que estão com o contrato próximo do fim, as equipes buscaram realizar a sensibilização ao cooperativismo, para que após o período de participação no programa, elas tivessem conhecimento das oportunidades disponíveis neste setor, que além de emprego e geração de renda, oferece a chance da inclusão em comunidades e, consequentemente, o fomento ao networking.

“Sabemos o quão importante foi o Programa Operação Trabalho para estas mulheres, que contribuíram de forma extraordinária no setor educacional da nossa cidade, principalmente em um período tão conturbado como a pandemia” afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso. “Por meio desta oficina, orientamos e oferecemos opções para que a reinserção destas beneficiárias ao mercado de trabalho aconteça o mais breve possível”, completa.

Ao todo, 27 beneficiárias participaram das oficinas, que contou com apresentações da equipe da Ocesp sobre a cultura cooperativista, que aborda o desenvolvimento da capacidade intelectual, de forma criativa e harmônica, sempre buscando a melhora pessoal contínua. A equipe do SP Coopera apresentou o programa e seus setores de atuação, como a prestação de apoio técnico, jurídico e financeiro, que ocorre por meio da parceria entre cooperativas, com o objetivo de auxiliar na construção de conhecimento das participantes para buscarem novas formas de emprego e renda. 

 

Siga a SMDET nas redes sociais