Evento da Prefeitura em comemoração ao Dia da Mulher ofereceu mais de 1.000 vagas de emprego e diversos serviços gratuitos exclusivos nesta quarta-feira (8)

O calendário de ações da Prefeitura de SP em homenagem ao Dia da Mulher prossegue durante o mês inteiro com atividades de empregabilidade, apoio ao empreendedorismo, carreira e desenvolvimento pessoal.

A Prefeitura de São Paulo realizou nesta quarta-feira, 8 de março, atendimento especial em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Diversos serviços gratuitos foram disponibilizados no Vão Livre do Masp como 1,5 mil vagas de emprego em áreas do comércio, serviços, saúde, entre outras. Passaram pelo atendimento do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo mais de 780 mulheres, que tiveram contato com os técnicos do órgão para serem encaminhadas para oportunidades de emprego. Cerca de 600 saíram com agendamento para outras etapas do processo seletivo.

Com tendas dispostas em todo o espaço, as mulheres puderam circular e conhecer outros serviços da Prefeitura de São Paulo Quem passou pelo local pode ainda participar de palestras, atualizar o calendário de vacinação, receber orientação sobre a Guarda Maria da Penha, como utilizar os serviços para mulheres em situação de violência doméstica, entre outros.

O prefeito Ricardo Nunes, acompanhado da primeira dama, Regina Nunes, e secretarias de pastas como Cultura, Aline Torres, e de Relações Internacionais, Marta Suplicy, visitaram o evento. "A iniciativa da Prefeitura de reunir serviços, que auxiliem as mulheres na empregabilidade, geração de renda e qualificação profissional, complementados por atendimento à saúde feminina e orientação sobre redes de apoio contribuem para facilitar o acesso ao atendimento dos órgãos públicos. Esse dia é especial para ampliarmos o alcance das ações e reforçar a importância de auxiliar as mulheres com políticas públicas", salienta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Ao longo do Dia das Mulheres, as participantes acessaram oportunidades de emprego em vagas como operador de telemarketing, caixa, recepcionista, enfermeira e auxiliar administrativo. Cristina Gonçalves, uma das participantes do evento, conseguiu um encaminhamento para uma vaga de emprego. Ela também contou a importância de eventos como esse, para as paulistanas: “Consegui um encaminhamento para uma entrevista já nessa semana. Passei também no CadÚnico e no estande de cursos profissionalizantes. Tem muita variedade aqui, até vacinação e artesanato. Eventos como esse são muito importantes para as mulheres. Tem muita mulher que precisa trabalhar e não consegue, principalmente as que têm filhos pequenos ou que são mais velhas, como eu”.

Outras oportunidades de geração de renda foram apresentadas como alternativas para as mulheres como oficinas de artesanato, mosaico, produção de roupas e acessórios para pets, moda e costura. No estande da Fundação Paulistana, órgão vinculado à SMDET, estava sendo realizada uma atividade prática em que as presentes tinham uma mini-aula como prévia do curso de costura.

“Essa atividade de moda e costura me interessa muito, tanto para aprender a fazer as minhas próprias roupas como para gerar uma fonte de renda. Com certeza vou me inscrever nesse curso profissionalizante. O evento no geral está muito bom: já passei no Cate e fiz meu cadastro, participei da oficina Elabora para me preparar para entrevistas de emprego e agora estou na parte de qualificação. Está muito completo, com uma atenção até para temas como saúde, alimentação e exercício físico – vi que tem uma palestra sobre a importância de realizar exames periódicos e se cuidar. Isso é muito importante, pois a mulher normalmente é muito negligenciada, até mesmo por ela própria”, disse Kelly Delimiro.

Mais ações para as mulheres

O calendário da SMDET de ações homenageando o Mês da Mulher ainda não acabou.

O Cate Móvel e os técnicos da Ade Sampa estarão na Estação José Bonifácio (CPTM), no dia 13 de março, das 09h às 15h. No local, as mulheres terão direito à manicure e corte de cabelo.

No dia 15, é a vez do encontro “Conexão Feminina”, com foco em estimular atividades musicais, gastronômicas, corporais e de cuidado corporal, junto às participantes. O horário é das 13h às 17h.

No dia 20 de março, o Cresan Vila Maria oferta o encontro “S.A.N. no Território”, com o tema feminização da fome, com o intuito de debater o alto impacto da pobreza no público feminino.

As unidades do Cresan oferecem o Encontro “Chá da tarde com mulheres”, o tema é imagem corporal e comportamento alimentar + meditação “sagrado feminino”, a unidade do Butantã irá proporcionar essa ação no dia 21 e da Vila Maria, no dia 23.

Por fim, o Cresan Vila Maria encerra o cronograma com foco nas agricultoras paulistanas, com o encontro “Ações e projetos gerenciados por mulheres agricultoras”. O evento será no dia 29, das 14h às 16h.

As atividades serão realizadas no Cresan Vila Maria, localizado na Rua Sobral Júnior, 264, zona norte. E no Cresan Butantã, que fica na Rua Nella Murari Rosa, 40, zona oeste.

Já as unidades do Teia, equipamento da Ade Sampa, órgão ligado a pasta, ofertarão diversos serviços, como encontros e Feira de Artesanato. O primeiro será realizado na unidade localizada no bairro Cachoeirinha, no dia 10, às 14h. Com o objetivo de partilhar erros, acertos, experiências, vivências e vitórias das participantes. As interessadas têm até o dia 09 para fazer a inscrição on-line, pelo link.

No Teia Taipas, será realizada uma Feira de Artesanato, com intuito de as mulheres comprarem e divulgarem sua arte, além de fomentar o setor e gerar renda. A atração será no dia 11, das 10h às 16h. Para participar, basta clicar no link. O prazo das inscrições vence no dia 9 de março.

Serviços:

Cate Móvel e Ade Sampa:

Ade Sampa e Cate na zona leste
Local: Estação José Bonifacio (CPTM)
Endereço: Av. Nagib Farah Maluf, 1500 - COHAB José Bonifácio
Dia: 13 de março (segunda-feira)
Horário: 09h às 15h

Cresan:
Oficina Faça e venda “Biscoitos de Páscoa"
Local: Cresan Vila Maria
Endereço: Rua Sobral Júnior, 264
Dia: 09 de março
Horário: 14h às 17h

Encontro - “Conexão Feminina” Com as mulheres das entidades (atividade corporal, música, cuidado corporal, comidinhas)
Local: Cresan Vila Maria
Endereço: Rua Sobral Júnior, 264
Dia: 15 de março
Horário: 13h às 17h

Oficina faça e venda pão de mel - Parceria com o Teia Butantã
Local: Cresan Butantã
Endereço: Rua Nella Murari Rosa, 40
Dia: 16 de março
Horário: 13h às 16h

Encontro - S.A.N. -Segurança Alimentar e Nutricional no Território - Tema: Feminização da fome
Local: Cresan Vila Maria
Endereço: Rua Sobral Júnior, 264
Dia: 20 de março
Horário: 14h às 16h

Encontro - Chá da tarde com mulheres - Tema: Imagem Corporal e comportamento alimentar + meditação “sagrado feminino”
Local: Cresan Butantã
Endereço: Rua Nella Murari Rosa, 40
Dia: 21 de março
Horário: 14h às 16h

Encontro - Chá da tarde com mulheres - Tema: Imagem Corporal e comportamento alimentar + meditação “Sagrado Feminino”
Local: Cresan Vila Maria
Endereço: Rua Sobral Júnior, 264
Dia: 23 de março
Horário: 14h às 16h

Encontro “Ações e projetos gerenciados por mulheres agricultoras”
Local: Cresan Vila Maria
Endereço: Rua Sobral Júnior, 264
Dia: 29 de março
Horário: 14h às 16h

Teia
Encontro de Mulheres

Local: Teia Cachoeirinha
Endereço: Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades
Horário: 14h
Dia: 10/03
Inscrições: até 09/03 pelo link: bit.ly/teiamulheres

Feira das Mulheres Artistas
Local: Teia Taipas
Endereço: Rua Diógenes Dourado, 101 – Cohab
Horário: 10h às 16h
Dia: 11/03
Inscrições para artesãs até 09/03 pelo link: bit.ly/feirateiataipas

 

 

 

Por Camila Sales Machado

 

Siga a SMDET nas redes sociais