Food Female 2023 contou com a presença do Observatório da Gastronomia da Prefeitura de SP

Participação se deu em um painel-entrevista com tema “nossa fome é diversa, local e sazonal, temos pressa!”, abordando a problemática e possíveis soluções

O Observatório da Gastronomia, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, participou na última sexta-feira, 31 de março, do evento Food Female 2023. O evento tem a missão de conectar mulheres empreendedoras na área da gastronomia para compartilhar experiências e conhecimentos adquiridos no setor por meio de palestras e debates.

Representado pela assessora técnica Guta Chaves, o Observatório participou do evento no painel-entrevista com Luciana Annunziata, da Associação Tonkiri Voa, com o tema “Nossa fome é diversa, local e sazonal. Temos pressa!”. Norteada pela questão “Como alimentar todas as quebradas do Brasil?”, o bate-papo foi desenvolvido com um diagnóstico da situação do país perante a fome, além do conceito de segurança alimentar e aprofundamento do tema conectado aos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A entrevistada também falou sobre o conceito de Gastronomia Social, uma vertente da gastronomia que se propõe a promover transformação e o combate às desigualdades. Nela, o alimento é utilizado como ferramenta de inclusão, de transformação socioeconômica e cultural, impactando famílias e indivíduos que não tem recursos financeiros ou sofrem algum tipo de preconceito, resultando em segregação.

Na oportunidade, a assessora Guta Chaves destacou a iniciativa da Prefeitura de São Paulo de lançar a 1ª edição do Prêmio de Gastronomia Social Paulistana 2023, administrada pelo Observatório da Gastronomia.

Além da entrevista, o evento promoveu o diálogo sobre temas diversificados, como a relação da indústria com o consumo da carne, participação feminina em cervejarias, a gastronomia como porta de empreendedorismo no Brasil, a presença da cultura africana na cozinha brasileira, e negócios que mantêm a floresta de pé.

Siga a SMDET nas redes sociais