Cresans Butantã e Vila Maria recebem mais de 200 pessoas em atividades de capacitação durante o Mês da Mulher

As atividades abordavam desde geração de renda até conscientização sobre alimentação e cuidados pessoais

As unidades Vila Maria e Butantã do Cresan - Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional, equipamentos da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, realizaram durante o mês de março 19 atividades voltadas ao público feminino. A programação promoveu ações de debate sobre a feminização da fome, orientações de uma alimentação saudável, oficinas faça e venda biscoitos de páscoa, entre outros.

Programação no Cresan Vila Maria
A primeira atividade que foi realizada foi o Encontro "Café com Elas" Tema: Alimentação e saúde da mulher nas fases da vida, ministrado pela nutricionista Luiza Araújo. A profissional fez uma apresentação sobre cada fase da vida das mulheres, destacando os desafios de cada uma delas e como eles podem ser superados, por meio de uma alimentação balanceada. No total, 41 pessoas foram nos dois encontros, realizados nos dias 3 e 7 de março. Importante destacar, que o encontro também foi realizado no Cresan Butantã, 21 mulheres participaram, totalizando 41 mulheres nas duas ações.

Outro destaque foi a Oficina Faça e Venda: “Biscoitos de Páscoa”, a padeira artesã Luciana Bello conduziu a oficina onde ensinou duas receitas de biscoitos caseiros amanteigados, bem como técnicas de decoração, armazenamento, embalagem e comercialização dos biscoitos. Uma possível fonte de renda extra para a Páscoa. Ao todo, 11 pessoas participaram da ação.

Por fim, no dia 21 de março, a unidade recebeu o Encontro "Chá da tarde com Mulheres" Tema: Imagem Corporal e Comportamento Alimentar + Meditação “Sagrado Feminino”. Com o objetivo de proporcionar às 6 mulheres participantes uma reflexão sobre como os indivíduos constituem a sua imagem corporal e quais são os fatores que os influenciam neste processo, bem como entender como se dá a relação entre imagem corporal e a comida. O mesmo encontro foi feito no Cresan Butantã, 23 mulheres participaram da ação, totalizando 29 participantes nos dois eventos.

Ações e projetos gerenciados por Mulheres Agricultoras, também foi pauta no Cresan Vila Maria, 20 participantes esiveram na unidade no dia 29 de março. As mulheres partilharam suas experiências no cultivo de alimentos na cidade de São Paulo

Para encerrar o mês, a unidade recebeu o encontro "Conexão Feminina" com as mulheres das entidades cadastradas do Banco de Alimentos, no total, 44 participantes foram beneficiadas.

O Cresan Vila Maria está localizado na Rua Sobral Junior, 284, ele é um espaço de vivência da cidadania e da participação social. No mesmo espaço funciona o Banco de Alimentos, programa da Prefeitura de São Paulo que recebe e doa alimentos para entidades assistenciais previamente cadastradas, responsáveis pela distribuição para a comunidade.

Atividades no Cresan Butantã

No dia 13 de março foi realizada a oficina “Cursos de Tranças”, uma parceria com o Teia Butantã. A atividade contou com a participação de 10 alunos, que tiveram a oportunidade aprenderem mais sobre a técnica, que pode ser revertida em ganhos financeiras e servir como uma possível fonte de renda.

Na quinta-feira, 16, o secretário do Desenvolvimento Econômico de Guarulhos, Fabio Cavalcante e sua equipe visitaram o Cresan, com o intuito de conhecer o espaço, as atividades e projetos desenvolvidos e trocar de experiências.

Em 23 de março foi realizada uma parceria com a SMDAS – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e com o Teia Butantã, da Ade Sampa. Com o objetivo de trazer técnicos do CadÚnico – Cadastro Único para os 20 presentes. O benefício tem como objetivo propiciar acesso aos diversos programas sociais além de ser uma ferramenta estratégica na formulação de políticas públicas.

 

Por: Thiago Luscri

 

Siga a SMDET nas redes sociais